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Arquitetos: Albert Mo Architects
- Área: 5000 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:James Coombe
Descrição enviada pela equipe de projeto. E589 é um edifício residencial compacto de 10 pavimentos destinados à 55 unidades de apartamentos localizado na cidade de Melbourne. Dentro da tipologia de desenho, orientação ao mercado e agente imobiliário, o projeto aborda o desafio de criar habitabilidade, diálogo urbano e uma estética imponente. O E589 apresenta todas estas características dentro dos parâmetros de desenvolvimento modesto e funcional.
O projeto corresponde à uma arquitetura de padrões orquestrada pela participação dos ocupantes do edifício. As múltiplas posições das venezianas das varandas, que dominam as duas fachadas da rua, são uma manifestação direta da interação entre os usuários e seu entorno. O resultado são duas envolventes altamente dinâmicas que podem formar um cubo fechado, ou abrir-se por completo, com um grande espectro de permutações. O sistema de proteção solar totalmente motorizado, que responde automaticamente ao vento e à chuva, aumenta a comodidade e a experiência dos ocupantes, podendo ser controlado também individualmente por cada apartamento dependendo do nível de privacidade e insolação desejados.
Típico do seu contexto, o estreito terreno oferece uma área de 500 metros quadrados, com uma relação de largura e profundidade de 1:3. A fim de utilizar eficientemente o espaço disponível e atingir a máxima economia de custos para o gestor imobiliário, os vazios que medem 3.5m x 6m e 3m x 2,5m, respectivamente, foram extraídos da massa construída. Estes vazios estão alinhados com os do edifício adjacente a fim de reduzir as correntes de ar verticais. Deste modo, estes dois poços de luz atuam como um par de pulmões para o edifício, o que permite melhores oportunidades de ventilação cruzada aos apartamentos com face para o interior. Novamente são utilizadas venezianas fixas como barreiras visuais entre as propriedades.
A fachada de metal é pintada completamente de branco. Os elementos da fachada exploram o cheio versus vazio, e a qualidade austera amplifica ainda mais a luz e a sombra neste ensaio de composição. As fachadas prominentes do leste e oeste apresentam dobras e giros - continuando detalhadamente a marquise da rua, alinhando a estrutura da sacada com canaletas adjacentes que camuflam as esquadrias da fachada.
Richard Meier disse, "O branco nunca é somente o branco, dentro dele estão as cores do arco-íris". No E589, o branco das fachadas atravessa um prisma invisível e é refratado e separado em cores individuais do arco-íris espalhadas pelos nove pavimentos superiores. As áreas comuns de cada pavimento estão pintadas de vermelho, coral, alaranjado, amarelo, verde, oliva, violeta e púrpura. Mover-se através dos corredores é como passar por dentro de uma pintura de Kelly Ellsworth.
Goethe imaginou a escuridão não somente como a ausência de luz, mas também como sua própria força ativa - em homenagem a Goethe e outros eventos culturais locais como White Night Melbourne, foram utilizados LEDs coloridos como parte da iluminação das sacadas, convidando ludicamente os ocupantes à colorirem o céu noturno.