- Área: 750 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hector Armando Herrera
-
Fabricantes: Escenium HAUS, GRAPHISOFT, Teka, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedora do prêmio Chicago Athenaeum 2014 na tipologia residencial, a Casa Fuego 121 nos envolve em um espaço harmonioso onde as cores neutras nos brindam uma sensação única.
Concreto, madeira, cristal e granito são os materiais que dão forma e sentido ao projeto da residência, onde misturam-se e convivem de maneira racional representando intrinsecamente sua natureza e fim primordial.
Uma linha continua de concreto traça o perfil da fachada emoldurando o corredor de acesso através de um espaço de pé-direito duplo. Este perfil cria um volume envidraçado suspenso na cobertura sem interromper seus vértices.
Através de uso de pigmentos naturais, areias sílicas e grãos finos, deu-se cor ao concreto. A força da pedra também ajudou a criar este sentido de sustentabilidade que permeia o projeto desde sua concepção, pois conta com células solares, materiais sustentáveis, vidros inteligentes, iluminação a base de led, planta de tratamento, reaproveitamento de água para irrigação e serviços, assim como filtração e purificadores de água através de areias e sais.
A água como elemento de harmonia é representada no espelho d'água ao longo do corredor de entrada, encontrando um jardim no final do percurso. No hall de acesso, uma ponte sólida de madeira rompe com a altura do espaço integrando-nos à escala do lugar que está coroado por uma cúpula na parte alta, onde a escada - como elemento escultural - delimita a área pública e área privada.
A cozinha foi um dos espaços mais importantes da casa, concebida como um lugar para conviver mais tempo do que o habitual. Por este fato foi destinada à ela um grande espaço dentro da casa, projetada como um balcão central onde se aloja todo o tipo de equipamentos.
Os espaços exteriores são os expectadores do jogo de luz e sombra que cria a residência com o movimento do sol. Uma grande árvore rompe com a linearidade do deck do corredor de acesso, sendo a protagonista deste espaço de numerosas vistas interiores.
A simplicidade e clareza do projeto foram alcançadas ao desenhar elementos puros com materiais naturais, os quais ao estarem deliberadamente aplicados, criam uma calidez que combina com a cor branca nas parede e nos mostram um esquema de referências e planos que delimitam visualmente cada lugar.