-
Arquitetos: SoNo Arhitekti
- Área: 177 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Žiga Lovšin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é vencedor de um concurso para o Centro de Livros Esloveno em Trieste, Itália.
A proximidade com a Piazza Oberdan e o Salão Nacional de Fabiani incentivou os arquitetos a olhar mais de perto para os laços simbólicos que são importantes para a minoria eslovena que vive em Trieste.
Elementos geométricos decorativos foram quebrados e transformados em uma estrutura moderna, que está representada no padrão básico das estantes.
O edifício histórico onde o novo centro está localizado é um palácio que data da primeira metade do século passado. O conceito arquitetônico dos interiores atualizam o existente com um cenário composto por prateleiras de livros que conferem uma ambiência moderna ao espaço. As estantes são o elemento central dos interiores, anunciando a sua função para os visitantes e para a cidade. Grandes superfícies envidraçadas voltadas para a colunata coberta abrem os pontos de vista para o interior do Centro, o que resulta em um projeto que tornar-se uma parte animada da cidade. Portanto, o espaço da cidade torna-se uma arena para diferentes eventos, oficinas e conferências - cultura eslovena está aberta para a cidade e seus habitantes.
O interior é aconchegante, convidando os visitantes a entrar e visitá-lo repetidamente. O centro de livros não é apenas uma livraria, mas um lugar para organização de eventos sociais e culturais para todos os tipos de visitantes - é pensado também em sua nova geração de visitantes que gostam de navegar na web atrás de notícias e cultura e que gostam de e-books. Para as crianças, há um canto de leitura que oferece brincadeiras, publicações infantis e diferentes oficinas. Os visitantes idosos podem descansar e navegar através dos livros na área de estar confortável enquanto estão intimamente relacionados com a atmosfera circundante.
Ao entrar, o visitante se vê cercado por livros. O padrão das estantes e sua composição acompanhados por exposições interativas tornam-se o ponto central do espaço. O material que predomina é a madeira, que emana calor e aconchego, especialmente em contraste com o chão liso brilhante. Desta forma, a cor e a estrutura da madeira tornam-se ainda mais pronunciadas.