-
Arquitetos: PHOOEY Architects; PHOOEY Architects
- Área: 410 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Peter Bennetts Photographer
Descrição enviada pela equipe de projeto. PHOOEY Architects reformou uma casa geminada da era vitoriana de dois pavimentos em Melbourne, um lugar a medida e sustentável para uma jovem família.
Originalmente, a casa era acessada por um corredor escuro e sufocante localizado sob uma escada. Em seu lugar, agora, há um novo vestíbulo de entrada acolhedor que se abre a um vazio de vários níveis com iluminação e ventilação natural. Situada no centro da casa replanejada, uma escada conecta os três níveis. Os descansos são o suficientemente grandes para trabalhar, brincar ou simplesmente passar tempo.
Peças de materiais resgatados da demolição foram armazenados no terreno para reciclagem. A partir da escada original, degraus e corrimões existentes se converteram numa lâmpada suspensa no vazio. Janelas existentes foram convertidas numa parede e claraboia. Corrimões das escadas protegem a cama alta de uma criança e são convertidas nos puxadores da marcenaria da cozinha. Portas de segurança de metal são convertidas em dispositivos de privacidades e de proteção solar. Telhas de ardósia são convertidas em montantes nas janelas e elementos da fachada exterior. As partes posteriores e disfuncionais existentes da casa foram relocadas por entornos habitáveis que dão ao jardim posterior.
Memória e energia incorporada, a fachada posterior de tijolos vermelhos demolida foi fragmentada no novo fechamento do edifício.
A linguagem das ampliações da casa é estendida num jardim para as crianças. Células fotovoltaicas e cisternas são escondidas da vista. O que está aparente são as memórias recicladas da casa antiga, contextualizadas pelo planejamento eficiente e infundidas com ar e luz natural.