-
Arquitetos: Mariano Molina Iniesta
- Área: 459 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Miguel de Guzmán
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre um terreno inclinado com vistas privilegiadas, pediu-se a construção de uma residência térrea, na qual a cozinha deveria ser o elemento protagonista.
Com estas premissas, junto com a vontade de capturar o espaço aberto anexo até onde fosse possível, organizou-se a casa ao redor de dois pátios: um denominado pátio do sol, no qual se situa a piscina, e um pátio da sombra, orientado ao norte, de caráter mais íntimo e informal; a cozinha atua como elemento de conexão e articulação, participando simultaneamente de ambos.
A piscina possui um jogo constante de reflexos.
A continuação da área de estar, que ocupa a posição central do esquema, volta para o pátio do sol e gira em torno de uma grande lareira pendente, que define dois âmbitos diferenciados. Rodeada de luz zenital e de um teto em forma de impluvium, ao meio-dia a lareira se torna uma grande lanterna que ilumina toda esta área central. Finalmente, os dormitórios se agrupam em dois volumes que partem da parte mais baixa do terreno e dominam a paisagem como atalaias.
Construtivamente buscou-se por texturas e presença da matéria: no nível inferior domina um concreto levemente granulado, e por cima deste, um tijolo de fabricação manual que se manifesta para a rua como uma envolvente contínua, interrompida ocasionalmente por elementos vazados do mesmo material.