-
Arquitetos: Rozana Montiel Estudio de Arquitectura
- Área: 5000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sandra Pereznieto
-
Fabricantes: Benito Urban, Cerámica Santa Julia, Comex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto de reabilitação do espaço público para a Unidade Habitacional San Pablo Xalpa, em Azcapotzalco. A unidade estava setorizada por muros e barreiras que os habitantes levantaram com o tempo e que não permitiam um aproveitamento do espaço público disponível.
O objetivo foi transformar uma "unidade habitacional setorizada" em "COMUM-UNIDADE vicinal de bairros", projetado com a comunidade a partir da implementação de diferentes ações. A estratégia do projeto foi trabalhar com as barreiras criadas pelos habitantes: torná-las permeáveis, democráticas e trazer um novo significado de unidade.
Anteriormente os habitantes de diferentes setores da unidade recorrentemente implementavam coberturas temporárias na área pública para eventos e reuniões, estendendo suas áreas privadas; trabalhando com eles,resgatamos a ideia de cobrir espaços para que tivessem áreas de recreação e convivência.
Foram instalados módulos cobertos que são mais que uma cobertura, pois suas fachadas estão equipadas para diferentes atividades e construiu-se um salão de usos múltiplos que ocupam as crianças, como a biblioteca. O espaço público recuperado se torna uma extensão de cada apartamento.
A estratégia foi eficaz: nos unimos para contribuir com o projeto da unidade e conseguimos uma mudança na percepção do espaço público, uma vez que os próprios moradores solicitaram a remoção das barreiras. O espaço por si mesmo falou e as pessoas decidiram aproveitar as áreas livres, preenchendo elas com vida pública e comum.