-
Arquitetos: Atelier Central Arquitectos
- Área: 147 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG, Atelier Central Arquitectos
Conceito
Desenhar um véu misterioso, dinâmico, branco, que isola os carros expostos da envolvente.
Projeto
Uma superfície em vidro, ora transparente ora translúcida, que estimula reflexos, revela/oculta distintas formas de luz, descobre imagens, enquadra vídeos, ilude a percepção de limites. Um traçado espontâneo, num contínuo movimento, que envolve o espaço existente ocultando cantos e eliminando fronteiras.
De um lado, uma parede de luz uniforme, rematada ao fundo com uma faixa vertical de led azul que referencia a BMWi. Do outro, faróis de veículos redondos que se acendem, tornando-se visíveis, para depois se apagarem e desaparecerem. No teto, a iluminação dispersa, aparentemente aleatória, transporta-nos para a referência de movimento a alta velocidade.
Luz dia, com alta definição cromática, sobre a área de exposição de veículos, com um pé direito mais alto, e luz quente, acolhedora, nas áreas de atendimento com um pé direito mais reduzido. Um desenho calmo que deixa para os veículos expostos a relevância da essência do Projeto.
Portas para a casa de banho, para a arrecadação, para áreas técnicas e acessos a áreas técnicas desaparecem, ocultadas pela intencional pormenorização da superfície de vidro e dos alçapões no teto falso. Uma plataforma de exposição de veículos, definida pelo Programa BMWi, é integrada!
Critérios rigorosos de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente são preocupações do Grupo BMW e refletem-se no Projeto. A iluminação do espaço é em led. O vidro da montra foi substituído para se conseguir um controlo da radiação solar e um reduzido coeficiente de transmissão térmica. Ao equipamento de Ar Condicionado foi acoplado um sistema de recuperação de calor.