-
Arquitetos: WHBC Architects
- Área: 670 m²
-
Fotografias:Kent Soh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma caixa tropical de concreto abrange a exuberante selva. O projeto foi concebido como uma moradia voltada ao interior protegendo seu espaço do sol e da chuva, enquanto ao mesmo tempo, engloba um denso discurso ambiental que se encontra dentro da própria casa.
Situada nos trópicos, desenhamos uma estrutura de concreto tipo "caixa de ovos" que envolve a residência para manter o calor, mas que se baseia na luz do dia para criar um espaço confortável. A forma vazada desta envolvente permite que a vegetação cresça para dentro do volume da casa, suavizando o limite interior e exterior.
A estrutura de caixa de ovos está construída in loco de concreto e naturalmente permite que a luz natural seja filtrada, criando também resistência a radiação. Brises de concreto de 150 mm de espessura reforçam a estrutura através da formulação de aberturas de diversos tamanhos, dispostas em um ritmo determinado. Isto facilita ainda mais o controle da intensidade da luz no interior.
Desde o nível da entrada, o terreno inclina-se para baixo até a parte posterior. O desenho aproveita a inclinação para manter a umidade dentro de um ambiente tropical. Os espaços estão dispostos para manter a maior parte da residência elevada do solo, fazendo com que ela esteja entre as copas das árvores.
Os espaços da sala de jantar, estar e piscina estão situados no nível de entrada; os dormitórios se situam no pavimento superior e por último estão a garagem e a área de serviço, no térreo da edificação. Isto assegurou que a umidade e qualquer praga se mantenham afastadas, fazendo com que a residência esteja bem seca e ventilada.
O elemento principal da residência é uma ponte rodeada por várias árvores maduras. Desde a entrada, um corredor relativamente estreito, ao lado de uma escada e um pátio interior, conduz até a sala principal.
Na chegada, o percurso estreito abre-se à um grande deck próximo à piscina. A piscina e o jardim contíguo estão limitados dentro do volume desta estrutura. Estes espaços estão completamente rodeados por folhagem verde que paira sobre a marquise tropical.
Olhando além da piscina e do jardim, é possível contemplar uma vista panorâmica clara e ampla da floresta. Nos pavimentos superiores, janelas são especialmente concebidas para capturar vistas de grandes e belas árvores. A caixa de concreto aparentemente pesada, toca o chão levemente, colocando-se entre as árvores e incentivando a paisagem à crescer dentro dela.