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Arquitetos: Julia González Pérez-Blanco, Miguel Bretones del Pozo
- Área: 1944 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Embora o projeto seja feito na igreja do convento de Santo Domingo e da pequena capela de Nossa Senhora do Rosário, o título da intervenção "Renovação do Teatro Oscense" reflete a intenção não só de restaurar e preservar o edifício histórico, mas de recuperar o seu uso teatral que aconteceu em meados do século XIX até meados do século XX.
O desafio do projeto era restaurar uma igreja e capela, recuperando-as para um uso original diferente, sem necessariamente deixar de apreciar e valorizar os elementos artísticos e arquitetônicos originais dos edifícios.
Assim, após os estudos arqueológicos apropriados e reconhecimento exaustivo do estado de conservação do edifício, a elaboração do projeto começou com a ideia de redesenhar um teatro que tivesse a capacidade de acolher apresentações atuais, preservando o valor artístico do monumento onde ele está localizado.
Depois de um amplo estudo das necessidades exigidas para o uso teatral, foi determinado que não havia espaço suficiente no edifício histórico e que a construção de um novo edifício seria necessário para fornecer os espaços adequados para garantir o seu bom funcionamento. O projeto visa construir essas áreas novas em partes da igreja que foi demolida ou não construída no passado e abrigar todos os serviços e instalações de apoio ao teatro.
Esta decisão enquadra o plano original e a história do edifício. O projeto permite desfrutar da nave da igreja, onde a principal sala de espectáculos se localiza agora, com toda a magnitude e o esplendor do teto, que é o elemento arquitetônico mais importante do edifício.
A intervenção na Igreja de Santo Domingo e na Capela de Nossa Senhora do Rosário foi feita com técnicas e materiais de construção encontrados e restaurados para manter e valor de muitos dos elementos decorativos de diferentes estilos e épocas tradicionais. Por outro lado, novas áreas da construção que receberam uma mistura de estilos e materiais mais contemporâneos, tendo sempre em mente a não ser incompatíveis com o edifício histórico.
O resultado é um edifício que, por causa de seu uso teatral e cultural, não só pode ser visitado, mas é vivido e desfrutado. A intervenção recuperou um monumento que estava em um estado de completo abandono e se tornou um edifício usado regularmente pelos cidadãos, onde também podem desfrutar dos elementos artísticos e arquitetônicos do passado.