- Área: 773 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado da principal estrada de ligação entre a cidade de Da Nang e a antiga vila de Hoi An, localiza-se o Resort Naman, um qualificado resort costeiro a 16 km de distância do aeroporto internacional de Da Nang.
Naman Retreat é concebido como um moderno complexo de resort tropical, ainda que pacífico. Numa área de 3,4 ha, a missão era harmonizar 80 bangalôs, hotéis, 20 residências, além de 6 de luxo. O conceito do resort é proporcionar tratamento físico e mental aos clientes num ambiente naturalmente amigável e com atividades saudáveis, como spa, yoga, e esportes de praia. Para alcançar uma atmosfera perfeita, que permite aos hóspedes o máximo de purificação do corpo e da mente, o resort foi projetado com uma mistura harmoniosa de vegetação, pedra natural e bambu.
A Sala de Conferências
A sala de conferências é o primeiro edifício de instalações do resort que os hóspedes podem enxergar ao se aproximarem-se da zona de recepção. O salão pode acomodar até 300 pessoas ao mesmo tempo e pode servir para ocasiões diferentes como conferências, palestras, concertos, reuniões, etc. É uma sala retangular com um teto inclinado assimétrico. A estrutura abobadada de bambu dá ao edifício uma aparência icônica e impressionante. Ele é composto por 2 espaços paralelos; o salão fechado e o corredor aberto. O corredor externo serve como um hall de entrada ao ar livre, bem como boas vindas aos hóspedes.
A estrutura de suporte principal é composta por quadros de bambu que superam uma extensão de 13,5 m no hall e 4 m no corredor, com altura do telhado de 9,5 m. A aparência de arco é criada pelas dobras do bambu que fazem parte da estrutura principal. Graças ao posicionamento da fachada de vidro que é recuada do volume, 3 quadros estruturais em arco estão no exterior, abrindo a entrada, com o espaço servindo como um hall de entrada para acolher os convidados.
Há 2 tipos de bambu usadas neste edifício. Para as colunas retas o bambu "Luong" foi escolhido por sua resistência e comprimento que pode chegar a até 8 metros. Para os arcos de bambu o "Tam Vong" foi usado graças às suas características de flexibilidade. O projeto segue as características de cada tipo, combinando-os da forma mais eficiente.
A razão de usar o bambu como material principal veio a partir dos requisitos dos clientes que queriam um grande espaço aberto e simples para fornecer flexibilidade a diferentes funções, com custos construtivos razoáveis e cronograma de construção reduzido. O bambu pode entregar todos esses recursos. É um material local e acessível e o tempo de construção foi extremamente rápido devido à pré-fabricação dos quadros no próprio terreno. Este método de construção foi provado ser muito eficiente e proporcionar melhor controle sobre a construção.