Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 7x18 está localizada em uma zona densamente povoada e caótica de Hanoi. O povoado Tu Lien é famoso pelos campos com meloeiros e kumquat - estas duas árvores são especialmente populares durante o Ano Novo Lunar - tradicional ano novo vietnamita. Sua implantação, a cultura e as demandas devem ser resolvidas neste projeto.
A equipe de desenho em conjunto com o proprietário (homem jovem e solteiro) fez um esboço deste projeto com os seguintes critérios:
- Economia energética;
- Criação de um espaço atrativo, aberto, mas privado e seguro;
- O uso de materiais locais;
- Flexibilidade de uso.
Ao analisar as características da superfície do local, a "sala de estar principal introvertida" foi rapidamente resolvida para desenvolver a estrutura do espaço e o desenho.
Dormitórios, espaço e jardim são separados segundo o eixo vertical e horizontal. Tudo isso criaria uma combinação vazio/sólido na maior parte da casa de 1134 m3 (7x18x9). Cada lugar na casa deve ter boa iluminação e ventilação naturais, sendo uma boa ideia para a economia de energia elétrica durante o dia. A intensidade da luz solar durante o verão também deve ser controlada pelos filetes de aço na parte frontal e na cobertura.
A casa está orientada ao sudeste com uma largura de 7m. Além disso, a distancia entre as casas próximas é bastante limitada (um pouco mais de 5m). Estes dois fatores parecem ser desafiados durante o projeto.
A fachada é feita utilizando um sistema de brises verticais combinados com 3mm de espessura de folhas de aço. A densidade, assim como a interferência de duas ondas em forma de lâminas de aço, depende do propósito íntimo da habitação interior. A fachada de vidro é retrogradada no interior para criar um espaço buffer evitando o sol direto no verão, mas permitindo que a luz do sol no inverno adentre os espaços.
O espaço do dormitório principal esta conectado ao ginásio no terceiro pavimento pelas escadas de aço de forma redonda, que se encontra ao ar livre com o jardim. Todos fazem um total de 343 m3 (7x7x7). A antiga árvore de carambola foi mantida pelo proprietário desde sua antiga casa. Depois que a casa esteja finalizada, a árvore de carambola será trazida de volta e cultivada no jardim no segundo piso, como uma lembrança.
Com a posição diferente na área das árvores como o melão e o kumquat, a equipe de desenho salvou a zona central da casa destas árvores. Junto com a peixeira, conformam um espaço interessante e relaxante,
Concreto aparente, tijolos de cerâmica, tijolos de porcelana estampados e madeira bruta para o mobiliário interior são os principais materiais explorados ao longo de todo o projeto. Todos eles são econômicos, mas são processados cuidadosamente e de maneira adequada para suas funções, o que cria uma nova leitura para materiais convencionais.
Em resumo, a equipe de projeto proporcionou ao dono da casa um espaço diferenciado, satisfazendo os requisitos iniciais e contribuindo com uma solução maior no contexto da casa urbana no Vietnã, por enquanto bastante desagradável e desordenada.