-
Arquitetos: Ks ARCHITECTS
- Área: 419 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Seiji Ohashi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma residência que também serve, simultaneamente, como casa de hóspedes. O terreno está localizado numa tranquila zona residencial, fazendo fronteira com montanhas ao leste.
A diferença de altura entre o terreno e as estradas da frente é de cerca de 2- 3 metros. Utilizou-se a abordagem de uma 'casa flutuante de um pavimento', visto desde o piso do porão. O subsolo inclui entrada, garagem, serviços, etc. Os espaços de estar e de hóspedes estão dispostos no primeiro pavimento flutuante, e o último pavimento consiste de um terraço e uma 'caixa', inserida no terraço jardim. Ao fazer o uso máximo dos ambiente e níveis, mesmo essa casa baixa pode ter uma vista de 360° a partir da cobertura.
A parede curva flui de norte a leste. Azulejos cerâmicos (90x1000) foram dispostos verticalmente, de modo a moldar a curva suavemente. Para criar leveza técnica, utilizaram-se juntas abertas, juntamente com a ferragem e cimento.
O espaço interno é composto pelo subsolo, primeiro e segundo pavimentos, cobertura e circulação. Cada espaço está disposto no lado interno da curva de revestimento. Entre o revestimento e as salas, pátios foram inseridos. Em conjunto com o maior pátio no subsolo, tais vazios melhoram a funcionalidade e habitabilidade. O hall, corredores e escada são revestidos por mármore travertino. A sala de estar e jantar no primeiro piso garante a largura como de uma pousada, e o pé-direito de 3,5 metros proporciona um espaço cômodo. Apresentando a integração dos espaços interiores e exteriores, o maior pátio é coberto por ladrilhos de porcelana, assim como o terraço.
Os lados sul e oeste constituem um painel envidraçado, ecoando e contrastando com o revestimento curvo exterior. As persianas externas sob os beirais e as persianas verticais no interior podem controlar a luz solar e a ventilação do espaço.
A partir da 'caixa' na cobertura, a família pode desfrutar a temporada sakura na cordilheira oriental. Também podem realizar festas no terraço jardim apreciando o grande cenário.
A casa parece ser vedada quando vista a partir das interseções. Ao contrário, a conexão dos pátios e terraço torna o espaço leve e aberto.