- Área: 280 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Toby Scott
-
Fabricantes: PGH Bricks
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da Rua Christian em Clayfield, um subúrbio ao norte de Brisbane, está ao lado leste de uma colina, com frente para o sol da manhã e da brisa vinda da baía. A parte posterior é enterrada no morro, protegida do árduo sol do verão, de tempestades e de ventos de oeste no inverno.
A cobertura alta faz um pátio para a rua, uma entrada coberta e espaço de encontro, com as portas dando para a sala de estar. Carros participam sem se tornar uma barreira entre a rua e a vida cotidiana da casa.
A partir da rua é possível atravessar o pátio para as escadas externas e em torno do jardim para espaços de estar da casa. As crianças podem entrar na casa através de uma entrada de serviço onde podem ir e vir de forma independente. Seus quartos têm um lado mais público para o jardim e espaços de encontro. O quarto do casal é mais parecido com um sótão, acessado através do pátio ou através de uma escada secreta.
A planta térrea é escalonada em relação aos espaços que estão enterrados na colina, com ambientes de dormitórios e banheiros, descendo para os jardins e sala de jantar e, por fim, para o lounge.
A casa é feita em tijolos, madeira e concreto. A madeira é certificada, e faz alusão às demais casas características do subúrbio, empregada aqui na estrutura que se abre para a rua e a varanda.
A madeira está apoiada em uma base de estrutura de concreto e tijolos, fazendo os espaços enterrados em direção à parte posterior da casa. Alvenaria é utilizada para conter a terra, fazer um espaço tranquilo para os quartos, e aberta para o jardim. Este tipo de estratégia é resistente à cupins e exige o mínimo de manutenção.
Material e técnica estão aparentes, evidenciando os como foi construído e aproveitam o envelhecer de cada material. Além disso o projeto conta com:
- 20,000 L de armazenamento de água para o paisagismo, horta e banheiros;
- Sistema de placas solares de 10 kw orientada para o norte, suprindo as necessidades dos usuários;
- Tijolos e estrutura aparente em toda a casa, com desperdício e manutenção mínimos;
- Painéis de Cobertura autoportantes reduzem a quantidade de material;
- Painéis ocos em concreto pré-tensionados provenientes de fontes locais proporcionam grandes vãos com pouco material;
- Tijolos utilizam barro e mão de obra local.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Outubro 25, 2015