Em abril, o "terceiro menor estado soberano" do mundo foi fundado: Liberland. Estabelecido em uma pequena porção de terra em função de uma disputa de fronteiras entre a Croácia e a Sérvia, o novo país fundado sobre os princípios do libertarianismo está atualmente lutando por reconhecimento internacional. Apesar destes desafios, a micro-nação europeia está buscando ideias através de um concurso mundial de projetos para o masterplan de seu território de sete quilômetros quadrados. Patrik Schumacher, do escritório Zaha Hadid Architects, é um dos muitos especialistas convidados a avaliar as propostas enviadas.
"Em vez de esquemas puramente fantásticos ou artísticos, Liberland busca propostas radicalmente criativas, porém maduras, para uma cidade-nação de alta densidade do século XXI, responsiva à sua rede social contemporânea avançada", afirma o edital do concurso.
"Liberland é real. Não é apenas um concurso de ideias especulativas. Liberland precisa de arquitetura. As propostas devem incluir - mas ir além de - conceitos especulativos e sistemas projetuais completamente visualizados, ambiciosos e flexíveis, demonstrando agilidade de adaptação e máximo potencial para desenvolver um ambiente construído fluido e multi-autoral."
"O objetivo é alcançar um ecossistema artificial de alta permeabilidade, fluidez, flexibilidade e potencial empreendedor em uma ordem urbana complexa que funciona como um sistema coerente e unificado, embora altamente adaptativo às condições, grupos, indivíduos, instituições e organizações locais."
Segundo o Architects' Journal, cerca de 340 mil pessoas já se inscreveram para receber a cidadania de Liberland.
Saiba mais sobre o concurso, aqui.
Título
Design Liberland: Competition Seeks to Masterplan New European MicronationWebsite
Organizadores
Prazo de inscrição
05 de Dezembro de 2015 01:01 AM
Este artigo foi alterado para esclarecer as origens e atual situação legal de Liberland.