-
Arquitetos: The Common Office
- Área: 180 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Mikael Olsson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Villa Altona está em Törnskogen, no município de Sollentuna, Suécia. O terreno é bastante inclinado com uma diferença de nove metros entre o pavimento térreo e o nível da rua. O contraste entre a paisagem suburbana ao sul e as florestas intocadas ao norte, é o que confere identidade a este terreno; estas duas características opostas geraram a forma, a implantação e as cores desta casa.
A casa está inserida no terreno inclinado, orientada leste/oeste, criando uma fronteira clara entre estes dois caráteres distintos. Ao sul, um típico jardim de subúrbio faz fronteira com as casas vizinhas, e ao norte, leste e oeste, a casa está frente à natureza exuberante.
O edifício está dividido em quatro unidades estreitas, cada uma com 2.85 m de largura. Estas quatro unidades estão deslocadas entre si horizontal e verticalmente, seguindo as elevadas diferenças de terreno. A fachada se desdobra à paisagem, contornando árvores e pedregulhos. As grandes aberturas ligam o interior com a natureza circundante, bem como deixam entrar a luz de todas as direções. Uma grande claraboia de 3,0 x 2,2 m preenche o centro da casa com bastante luz e contribui para a transparência do edifício.
O interior é um espaço contínuo dividido apenas pelas unidades dos quartos. Essa estratégia cria espaços privados menores dentro de um espaço maior. Os quartos dos membros da família têm proporções generosas e fazem fronteira diretamente para um grande espaço negociável. A relação entre os espaços negociáveis e privados são regulados com grandes divisórias móveis. A casa está sobre uma base sólida, evitando qualquer deslizamento de terreno. As paredes externas estão moldadas in situ com finas colunas de aço para suporte. A fachada externa é coberta de painéis de madeira fresada.