-
Arquitetos: Ribeiro de Carvalho arquitectos; Ribeiro de Carvalho arquitectos, Pedro Machado, Carlos Araújo
- Área: 1500 m²
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: Aura Light
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Santiago do Cacém, no litoral sul de Portugal, onde predominam as planícies com brisas atlânticas, esta herdade pertence à mesma família há mais de 100 anos.
A paisagem envolvente, de uma beleza contagiante, é dominada pela imensa plantação de vinha e sobreiros, vegetação típica desta região. Construir aqui era um grande desafio e de enorme responsabilidade.
No local existia uma pequena adega de construção rudimentar, planta simples e cobertura em dois planos inclinados, ponto de partida para a intervenção.
Com objetivo de modernizar as condições existentes, a ideia foi desenhar um objecto leve, branco, que surgisse da forma existente, se replicasse e flutuasse sob aquele território com subtileza e ao mesmo tempo despertasse surpresa e algum destaque na paisagem.
De planta retangular a construção tinham de ser barata, simples e de rápida execução. A opção foi utilizar estrutura de betão pré-fabricado, como se de um lego se tratasse, uma base com blocos de cimento onde assentam, sem tocar no pavimento, as paredes de painéis isotérmicos com o revestimento exterior a chapa ondulada branca, permitindo uma maior elegância do edifício.
A organização interior, divide-se em duas partes, a industrial com armazém e produção, e a de lazer orientada a sul com um amplo alpendre e varanda para desfrutar de vistas sob a paisagem.
A adega evoca uma espécie de dialogo entre dois seres, a natureza no seu estado harmonioso e o Homem na busca do seu progresso. O edifício como marca no território não se limita a existir à luz do sol, mas também por períodos que atravessam as noites escuras, assumindo-se como guardião, imitindo luz intuindo algo de precioso no seu interior.