-
Arquitetos: FGM Arquitectos
- Área: 250 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Elías Martínez Ojeda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Casa Urbana" está localizado em um terreno padrão de 8,66 metros de largura, no bairro de Cordon em Montevidéu, Uruguai, com orientação NO-SE. Originalmente havia uma casa da década de 1930 que ocupava toda a superfície disponível do lote, desenvolvida em um nível e em torno de dois pátios com claraboias. O desafio consistia em projetar as instalações da empresa "Casa Urbana" no térreo e realizar uma ampliação num nível superior contendo a residência.
A remodelação do piso térreo foi concebida aproveitando estrutura e paredes existentes, abrindo uma série de novas claraboias, admitindo luz difusa, e fazendo uso da profundidade da construção, assim adaptando-a ao seu novo papel - como oficinas de design e produção de moda -, sem perder suas características originais.
As aberturas e pavimentos estavam em boas condições, permitindo a recuperação manual e restauração da madeira. As claraboias existentes foram preservadas e recuperadas e a área de serviço foi adaptada às novas exigências.
O projeto de extensão habitacional foi baseado em um pequeno texto em que os desejos de nossos clientes foram expressos. Estes tinham a ver com a vida diária e um claro reconhecimento de sua maneira de viver e desfrutar do espaço privado. Assim nós incorporamos no nosso projeto as ideias iniciais: "... a luz ... o contato com o sol e as estrelas ...", "... Estar ao ar livre na companhia de Luna, Tango e nossas plantas ... todos protegidos do sol escaldante do verão "," ... uma área para tomar café-da-manhã vinculada com a sala de estar permitindo a interação ... "," ... silêncio ... e tempo para o uso de cada dormitório ... ".
A casa é em dois níveis, sobre a estrutura de telhado existente, de armações de metal e acabamentos leves. O acesso leva a uma sala de estar integrada e flexível em estreito contato com um espaço exterior fornecido por um terraço com sombra.
A área privada é desenvolvida no nível superior e é composta por um banheiro, circulação e área de estudo. A ligação para a rua através de um gabinete alternado entre opaco e transparente, preserva a privacidade e, ao mesmo tempo conecta as áreas de estar integradas. Uma relação mais direta com o exterior é fornecida por aberturas para o terraço, protegido do contato direto com o ambiente urbano.