- Área: 68 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Eduardo Aigner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O duplex de 68m², adquirido ainda na planta, apresentava algumas características pouco compatíveis com as necessidades da cliente, uma jovem executiva. O imóvel era configurado em dois pavimentos e um pequeno mezanino voltado para um pano de vidro que tomava o pé direito duplo. No primeiro pavimento se distribuíam um estar conjugado com cozinha e uma suíte divididos por uma escada metálica enclausurada, no segundo, repetia-se a mesma suíte com um mezanino, que pelo seu tamanho, não poderia abrigar mais do que um closet ou gabinete.
A intenção de integração total dos ambientes, proposta pelo novo projeto, levou à remoção de grande parte das paredes incluindo a escada, que foi substituída por uma escada/estante em madeira. Mais alguns ajustes de alvenarias na cozinha se faria necessário para criar uma lavanderia fechada, visto que tudo agora estaria integrado. A lareira, que se tornava um grande entrave em um espaço reduzido, também foi eliminada. O mezanino teve uma pequena ampliação para transformá-lo em um closet/quarto de banho, com uma banheira de imersão.
Com a redistribuição e os novos usos definidos, partiu-se para a definição dos materiais. A única certeza que tínhamos é que a escada seria de madeira. Partindo desta premissa e com a escada sendo o elemento central do espaço, neutralizamos todo o restante tomando o apartamento inteiro como uma grande caixa de cimento aparente (piso, parede e forro) e deixando apenas o piso do segundo pavimento como um plano em madeira. Desta forma a composição privilegiou os tons cinza/madeira e um tom bordô usado na cozinha.
A suíte teve parte de sua parede interna removida e envidraçada para enfatizar a permeabilidade visual e também proteger acusticamente de ruídos externos. No banheiro da suíte precisávamos criar uma atmosfera feminina em consonância com o conceito contemporâneo do restante do apartamento, usamos então granito preto e cerâmica coral estilo vintage.