- Área: 3250 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Christopher Frederick Jones
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Fabricantes: ACE Stone + Tiles
O programa
O programa do projeto surgiu de uma revisão do plano diretor da escola, que analisou futuros terrenos para a escola construir 15 novas salas de aula para facilitar a adição do 7º ano de ensino médio em Queensland, na Austrália. O desafio era colocar um novo edifício contemporâneo de salas de aula de cinco pavimentos muito próximo a alguns dos edifícios mais antigos da escola em Brisbane.
Objetivo do projeto
Queríamos encorajar os alunos com um comportamento de aprendizagem flexível e aberto, com o arranjo das salas de aula, com muitas janelas e quadros. Também queríamos criar um espaço de pátio legal vibrante para incentivar a interação e aumentar as oportunidades de aprendizagem fora das salas de aula.
Nossa intenção de projeto para a escola como um todo foi a de criar uma entrada nova e contemporânea em frente ao Palácio Kemp, e reduzir o tamanho aparente do edifício usando trepadeiras e brises coloridos. Também queríamos maximizar a circulação coberta na entrada e dentro da escola e aumentar os espaços externos para a interação dos alunos.
Pensando no futuro, é importante respeitar o contexto do patrimônio através da criação de uma relação direta entre os novos elementos de construção e das camadas de história do local. Também buscamos reduzir o consumo de energia a longo prazo através da instalação de sistemas mais econômicos e eficientes de aquecimento e resfriamento dos ambientes.
A integração entre o antigo e o novo
Como um local de patrimônio, as fachadas posteriores da escola se tornaram umas das mais importantes fachadas públicas ao longo do tempo. A nossa estratégia de projeto reconhece isso e, ao mesmo tempo, trabalhamos com um quadro de fachadas hierárquicas sobre os edifícios preservados, onde cada face muda a sua linguagem arquitetônica dependendo dos espaços a que se voltam. A nova envolvente do edifício responde à cada uma das suas fachadas com uma tectônica rotacional, como se parte de cada fachada estivesse sendo puxada em volta e conectada à próxima.
A composição da rua redimensiona o edifício de cinco pavimentos em um objeto de dois pavimentos que flutua sobre uma tela verde de altura dupla. O jardim e as as telas com vegetação são dispositivos utilizados no passado pelas freiras para proporcionar privacidade, segurança e sombra.
A fachada ocidental responde à escala da ala da Universidade, de 1940, e compõe uma elevação de placas de alumínio levemente suspensa como a famosa fachada do edifício da Queensland Thurlow.
Quando o novo edifício se envolve diretamente com a fachada do antigo edifício (essencialmente a fachada traseira da escola) a fachada é teatralmente editada de volta. Ao invés de revelar a totalidade desta fachada bastante mundana, mas importante, as novas construções enquadram um fragmento dela com um arco. Isso coloca a fachada como um pano de fundo para a peça diária de interação do aluno com pátio da escola.
Os desafios dos edifícios tombados
Um dos nossos principais desafios não intervir sobre os edifícios tombados. A equipe do projeto, incluindo o arquiteto restaurador Michael Kennedy, trabalhou em colaboração com o Departamento de Meio Ambiente e Defesa do Patrimônio de Queensland e usou uma extensiva modelagem 3D para entender o projeto.
Cada face do edifício tem relações particulares com os seus arredores. Estas foram desenvolvidas com um elevado grau de detalhes durante a fase de concepção, gerando confiança à prefeitura no resultado final.