A Galeria Boavista, de Lisboa, promove no próximo dia 5, como parte do ciclo de conferências "Activando o Espaço Público", o itinerário "Centros nas Margens" com o arquiteto Tiago Mota Saraiva.
"Na década de 50, Marvila estava nas margens de Lisboa. Havia deixado de ser área de quintas e palacetes para ser uma zona de intensa actividade industrial e distribuição. Nos seus baldios densificavam-se bairros de barracas habitados por operários migrantes provenientes do interior do país. Ao longo dos anos, em várias fases, o realojamento dos moradores foi sendo realizado até ao fim do séc. XX.
Já neste século, no Plano Director Municipal de Lisboa previa-se que a freguesia viesse a sofrer uma revolução urbana. Desde o novo Hospital Central e Lisboa, pensado para ser o maior e mais importante hospital do país, o ponto de partida da terceira ponte sobre o Tejo e a transformação de várias áreas agrícolas em urbanizáveis.
Entretanto, nem hospital, nem ponte, nem construção nova.
O território que outrora se previa “desenvolver” ficou expectante. Em processo de desurbanização. Muitos dos grandes investidores que se movimentaram comprando os melhores lotes para urbanização a partir do conhecimento prévio do novo retalho de cidade foram falindo e dando lugar aos fundos que compram lixo por poucos euros."
O evento promove uma visita a pé por aquilo que ainda existe e que faz parte da estrutura e rede de identidades de Marvila.
Título
Ciclo de conferências "Activando o Espaço Público"Tipo
ConferênciaOrganizadores
De
05 de Novembro de 2015 07:00 PMAté
05 de Novembro de 2015 09:00 PMOnde
Galeria BoavistaEndereço