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Arquitetos: Pereda Pérez Arquitectos
- Área: 1630 m²
- Ano: 2016
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto, o valor do terreno foi a principal restrição, e, sem considerá-lo, o projeto não seria fácil de entender. O lote, resultado de um projeto de realocação, localiza-se na beira de um subúrbio em Pamplona. Sua geometria tinha uma forma praticamente triangular, onde dois dos seus lados constituíam-se de paredes divisórias correspondentes à parte traseira de uma fileira de edifícios, enquanto que o terceiro lado, com o maior comprimento, foi orientado a sul, aberto à praça, onde o acesso é feito.
Devido às condições extremas do terreno e o programa, pensamos que seria um exercício onde, primeiramente, o bom senso e a lógica deveriam ser impostos em relação ao uso do edifício e a prioridade de explorar a luz solar antes de qualquer outra abordagem de maior complexidade ou exuberância.
Por essa razão, a proposta não foi considerada como uma construção isolada numa localização agressiva; entendemos isso como o embasamento de edifícios pré-existentes. Por essa razão, consideramos que o projeto deveria manter esses valores e agir como tal. Dessa forma, ele foi conformado como uma célula independente, cujo perímetro de concreto é locado e integrado na base desta parede divisória. A partir disso, foram pensadas distintas formas de ventilar e iluminar, através de mecanismos arquitetônicos.
O projeto do terreno e o programa esperado deveriam funcionar a partir do contraste adaptando-se às duas situações. De um lado o exterior tratado como um embasamento abstrato, de uma maneira ordenada, modular e categórica. E no outro, o interior da seção tratado como desigual, permeável, amigável e luminoso.
O programa foi ajustado, basicamente, para cinco módulos de ensino, um grande espaço geral para organizar tais módulos e permitir que sejam utilizados como espaço de recreação, quando as condições climatológicas impedirem o desfrute dos dois playgrounds ao ar livre, com suas também arcadas solicitadas, além de espaços internos adicionais para administração, serviços e instalações.
Decidiu-se implantar, a partir da lógica organizacional, os módulos educacionais - entendidos como espaços principais - no único lado externo do terreno, a fim de garantir luz solar direta e as vistas para o espaço público. Desta decisão desenvolveu-se o restante do programa de uma forma natural com a restrição física do terreno. Os módulos de ensino foram centrados no desenvolvimento linear da borda quadrada para liberar aos seus lados e extremidades os espaços planejados de playgrounds externos, onde a própria geometria do lote tornou difíceis outros usos, reforçando a ideia de que os espaços previstos para as crianças sempre tivessem luz solar direta.
Na parte interna do lote, um espaço entre duas paredes de apoio foi planejado como um local de serviço não público, administração e instalações organizadas em torno de um pátio que abastecem as necessidades primárias, luz solar e ventilação. Entre ambos os espaços que separam duas paredes de suporte, comunicando-as, loca-se o espaço central distribuidor do edifício, de trânsito, brincadeiras, múltiplos usos, e que ao mesmo tempo comunica-se diretamente com as arcadas e os playgrounds.
Módulos educacionais, compostos por uma sala de aula, um dormitório, uma oficina e o banheiro, são organizados visando a continuidade física e visual. Exceto o dormitório que é isolado, para garantir o objetivo necessário.
Em um terreno com uma grande profundidade contra uma única fachada, a proposta é articulada com mecanismos arquitetônicos de pátios e claraboias que garantem ao edifício as necessidades primárias de iluminação e ventilação.
As claraboias, como mecanismos para captar a luz solar direta, são sobrepostas e aumentam de acordo com sua disposição na profundidade da planta, com o intuito de fazer a luz penetrar, e ao mesmo tempo melhorar o impacto visual da parede divisória, enquanto permanece harmonizado por esses volumes. E os pátios, difusores de luz indireta, reforçam a iluminação e geram uma atmosfera íntima em cada um dos módulos educacionais.
O edifício apresenta dois acessos, o principal, inserido quase no centro da fachada, é o único ponto na grade que permite o acesso ao edifício da praça. Esta entrada permite o acesso à arcada e aos principais playgrounds ao ar livre.
Construtivamente, o projeto caracteriza-se pela utilização de componentes pré-fabricados de concreto. Em um dos lados, a laje nervurada permite espaços com vãos longos, versatilidade e velocidade de construção. E no outro lado da estrutura da fachada, também construída com concreto e com uma forma pré-moldada de concreto, torna o edifício especial. Isso, como mecanismo de proteção da escola para a praça que, sem isolar, garante quatro aspectos em que os projetos está focado: um controle adequado da luz solar, uma privacidade maior num edifício de tais recursos inserido no piso térreo, garantindo uma melhor presença deste no espaço público, assumindo e harmonizando o típico "caos" sob controle desses tipo de construção e, finalmente, unindo-o com os limites dos pátios externos construídos no mesmo estilo do edifício, tendo uma maior presença nas condições do terreno.
O projeto, desde sua concepção, foi concebido sob uma forte preocupação ambiental. Sem dúvidas, tal orientação colabora notavelmente de um lado usando os recursos geotérmicos, como energias renováveis e limpas. Por outro lado, tornar o andar superior como uma área de jardim, além de melhorar o comportamento térmico do edifício, melhora o impacto visual, sendo uma construção térrea entre edifícios mais altos.