Conceitos de Sustentabilidade
- Orientação e Compactação
A posição e consequente orientação da casa foi estudada para aproveitar a disponibilidade das condições climáticas locais e recursos disponíveis, reduzindo o impacto ambiental e consumo energético, priorizando a melhoria do conforto interno. De planta retangular, a planta da casa possui orientação sul em seu comprimento maior, com grandes aberturas para captar radiação nos meses de inverno e está protegida do sol durante o verão.
As outras três fachadas são mais opacas, com algumas aberturas afim de criar ventilação cruzada no verão. O volume compacto e retangular apenas é perfurado pela varanda, que permite que esse espaço seja coberto pelo balanço da cobertura.
- Proteção Solar e Ventilação Cruzada
A fachada sul possui as maiores aberturas, e também a melhor proteção contra os raios solares. A abertura do studio é protegida por um balanço da cobertura de 2 m que previne radiação direta nos meses quentes. Assim como a abertura da sala de estar, o posicionamento dos balanços permitem que os raios solares penetrem os interiores no inverno, auxiliando no aquecimento da casa.
As aberturas das fachadas sul e norte permitem a ventilação cruzada, favorecendo o controle térmico dos interiores. A tecnologia empregada na construção, assim como os elementos arquitetônicos utilizados e o emprego de estratégias passivas resultam em ambientes internos sempre frescos no verão.
- Erguida para reduzir impactos no solo
A casa está em uma encosta sobre pilares de concreto e vigas metálicas existentes que foram utilizadas como fundações, fazendo com que a casa esteja erguida do terreno natural, minimizando seu impacto ambiental. Todos os materiais utilizados provém de fontes locais, o que reduziu os custos de transporte. As escolhas de projeto otimizaram os recursos e reduziram desperdícios, incluindo a escolha dos materiais.
- Armazenamento de Água da Chuva
Sete tanques de água estão sob a estrutura da casa, com capacidade de armazenamento de 10 m³ de água proveniente da cobertura e pavimentação externa e é destinada à irrigação dos jardins.
- Jardim da Cozinha
Um jardim comestível junto à cozinha foi projetado para permitir autossuficiência de seus moradores em relação ao consumo de vegetais. Aproveitando o terreno, foi plantado em uma parcela plana próxima a casa junto à uma caixa de abelha construída para a produção independente de mel.
- Aproveitamento de Energia Solar
Painéis solares foram posicionados na cobertura para contribuição as necessidades energéticas da casa, sobretudo no consumo do chuveiro.
Características da Estrutura de Madeira
- Sistema pré-fabricado e reutilizável
O processo de construção é baseado em componentes pré-fabricados em madeira proveniente de fontes renováveis de pinus vermelho. Devido à sua localização geográfica e do terreno, todas as peças foram montadas in loco.
Toda a madeira vem dos Pirenéus catalães, usando materiais locais para reduzir o transporte e o consumo. Todas as peças de madeira possuem certificação PEFC, que assegura uma gestão sustentável dos recursos florestais.
A madeira é o único material que reduz as emissões de CO2 até quase nula, uma vez terminadas a montagem e construção. Os índices relativos à transmissão térmica da parede é de U = 0,268 e da cobertura de U = 0,207, atingindo uma qualificação energética A+. A resistência ao fogo da estrutura é de RF = 30. Os acabamentos interiores são feitos em uma madeira compensada de três camadas com acabamento em pinho, e os acabamentos externos em madeira autoclavada tratada.
- Uso de materiais naturais
A madeira é o principal material utilizado para fins estruturais, bem como para a maioria dos revestimentos internos e externos. No entanto, os pisos internos são em linóleo, o único revestimento do pavimento oferecido no mercado feito principalmente de matérias-primas naturais renováveis.
- Isolamento térmico
A escolha da madeira como material principal desempenha um importante papel no isolamento da casa; madeira tem condutividade térmica muito baixa, em torno de 0,13. Além disso, foi utilizado 16 centímetros de espessura para isolamento com um material natural e biodegradável: fibra de madeira com condutividade térmica na ordem de 0.043W/mK e densidade 50 kg / m³.
- Hermético e à prova d'água, e ainda respirável
O sistema de construção utilizado envolve a casa com uma camada altamente isolante, mas estes tipos de sistemas exigem uma vedação forte em cada abertura e junção, criando uma camada contínua e estanque. Isso evita qualquer saída de ar ou ponte térmica e reduz o desperdício de energia. Ao redor de toda a casa, uma camada respirável foi colocada para permitir que os espaços internos respirem permitindo a saída do vapor, mas não a entrada de umidade.
- Flexibilidade de usos
O interior da casa é um grande espaço de estar, com o espaço de estúdio nos fundos, separados visualmente por uma chaminé, mas ainda conectados e de caráter bastante aberto. A distribuição geral permite a flexibilidade dos espaços ao longo do tempo.
- Esquadrias de baixa transmissão térmica
Grandes vãos externos são executados com esquadrias de alta qualidade com tecnologia de quebra da ponte térmica e vidros duplos com camadas de baixa emissão transmissão térmica (U = 1,5 W / mk). Além disso, são instalados por sobre o isolamento térmico quebrando qualquer ponte térmica possível entre o exterior e o interior.