No próximo dia 18 de novembro, quarta-feira, o Grupo de Estética Contemporânea da USP promove um encontro aberto sobre Estudos Situacionistas. O evento terá início às 19h30 na sala 104-A do edifício da Faculdade de Filosofia e contará com a presença dos convidados Paulo Miyada, Rodrigo Lima e Alex Matos.
A Internacional Situacionista foi uma organização de ativistas sociais composta por artistas de vanguarda, intelectuais e teóricos políticos que se destacou na Europa desde sua formação em 1957 até sua dissolução em 1972.
Os fundamentos teóricos do Situacionismo derivam sobretudo do Marxismo anti-autoritário e dos movimentos artísticos de vanguarda do início do século XX -- particularmente o Dadaísmo e o Surrealismo. De modo geral, a teoria situacionista representou uma tentativa de sintetizar esse amplo escopo de disciplinas teóricas em uma crítica moderna e compreensível do capitalismo avançado de meados do século passado.
Entre alguns dos partidários mais notórios do movimento estão Guy Debord, Gianfranco Sanguinetti, Asger Jorn, Constant Nieuwenhuys e Pinot Gallizio
Título
Encontro aberto: SituacionismoTipo
Mesa de discussãoOrganizadores
Grupo de Estética ContemporâneaDe
18 de Novembro de 2015 07:30 PMAté
18 de Novembro de 2015 10:00 PMOnde
FFLCH - USP (Sala 104-A, edifício da Filosofia)Endereço