A Livraria A+A, em comemorações ao seu 20º aniversário e no ano em que se celebra o cinquentenário da morte de Le Corbusier, promove um evento com a coordenação de Marta Sequeira e Maria Candela Suárez que consiste na criação de um palco de discussão entre alguns dos mais prestigiados especialistas na obra corbusiana e alguns dos mais importantes arquitetos contemporâneos, sobre a relação entre a produção arquitetônica e os livros. O debate acontecerá no Museu da Eletricidade de Lisboa.
O evento, marcado para o dia 16 de novembro, às 18h30, conta com a participação de Álvaro Siza Vieira, João Luís Carrilho da Graça, Juan Calatrava Escobar, Jorge Torres Cueco, Maria Candela Suàrez e moderação de Marta Sequeira.
Le Corbusier (La Chaux-de-Fonds, 1887, Cap Martin, 1965) é essencialmente reconhecido como arquiteto e pintor, apesar de se auto intitular, desde a sua juventude e no seu próprio bilhete de identidade, como “homme de lettres”. Até agora, e apenas com algumas exceções parciais, a grande maioria dos estudos acerca deste autor tem desconsiderando largamente a sua relação com os livros, essencial para o entendimento da sua obra. Em particular, tem-se desvalorizado a sua faceta de amante de livros – sendo que a sua biblioteca pessoal, conservada pela Fundação Le Corbusier, contém cerca de 1600 livros extensamente sublinhados e anotados, de autores vários –, bem como a sua produção escrita e editorial – sendo que chegou a produzir trinta e cinco livros completos (para além de várias reedições e traduções, artigos, conferências e textos inacabados). Do mesmo modo, e 50 anos passados após o desaparecimento deste arquiteto, poucos têm sido os estudos sobre a relação, em geral, entre a produção arquitetónica e os livros.
Título
Le Corbusier, os arquitetos e os livrosTipo
Mesa de discussãoWebsite
Organizadores
De
16 de Novembro de 2015 06:30 PMAté
16 de Novembro de 2015 08:30 PMOnde
Museu da Eletricidade de LisboaEndereço