- Ano: 2013
-
Fotografias:Murray Fredericks
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Wirra Willa é um pavilhão envidraçado, inspirado em Mies van der Rohe, situado numa paisagem rural vibrante e fértil, não muito diferente de uma pintura de Claude Monet.
O objetivo do projeto era criar um espaço multifuncional que fornecesse oportunidades para que os visitantes pudessem apreciar, em toda a extensão, a beleza inerente da paisagem. O terreno está situado em uma propriedade privada, com 80 acres, e foi originalmente estabelecido como um pomar de frutas. Há também alguns jardins entrelaçados no local.
O pavilhão encontra-se em balanço sobre uma nascente, conectando o habitante a um ambiente sublime pulsando com uma abundância de vida e beleza natural. Ele é essencialmente utilizado como um spa privado e remoto e um retiro para hóspedes que complementa a residência existente na propriedade.
A simplicidade é essencial para o sucesso do projeto. A abordagem foi a de mantê-la através de cada estágio do processo de projeto, a fim de criar uma incisão elegante e discreta na paisagem, que permite tanto panoramas como um refúgio.
A utilização do pavilhão é multifuncional. O projeto precisava ser flexível e adaptável para acomodar diversas utilizações durante a mudança das estações ao longo do ano.
A escolha do local e a implantação foram cruciais. O local foi escolhido por seu afastamento, oportunidade para perspectivas e orientação solar e de ventos dominantes.
A orientação do pavilhão, de norte-leste, capta o sol e conforme os ventos dominantes. Nos meses mais quentes os painéis de vidro deslizantes podem abrir-se para permitir a ventilação natural cruzada, aproveitando as brisas predominantes, enquanto no inverno mais frio, a massa térmica dos materiais conduz o calor do sol para permitir um clima interno relativamente constante.
Os materiais foram selecionados para as características inerentes telúricas para harmonizar o edifício ao ambiente natural.
A geometria em si é simples. O edifício é compreendido por dois prismas retangulares divididos, criados a partir de um composto de aço, concreto e vidro, e o interior é revestido em arenito. A solução estrutural foi derivada de um sistema modulado racionalizado. O projeto é um local especial que se pode escapar para encontrar paz e solidão.