-
Arquitetos: Atelier du Pont
- Área: 11687 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Frédéric Delangle
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio deste projeto é criar um pedaço de cidade que consiga se conectar ao centro histórico, casas vizinhas e os recentes projetos na nova zona mista em desenvolvimento de Sainte-Geneviève. Como um híbrido entre urbanismo e arquitetura, seu traçado volta a desenvolver as conexões entre os tecidos urbanos aparentemente diferentes, costurando as peças díspares da cidade.
Tecendo uma nova malha urbana, os gabaritos contrastantes e assertivos permitem a inserção destas 157 unidades habitacionais neste contexto singular, assegurando ao mesmo tempo um certo nível de densidade e uma alta qualidade de uso. Os edifícios medianos da habitação coletiva dão para espaços públicos de escala ampla enquanto os edifícios coletivos menores e casas com terraços ou jardins privados estão colocados ao longo das pistas secundárias. A variação progressiva de formas e tipologias responde ao objetivo de recomposição urbana e social, a continuidade e a diversidade.
Um componente importante do bairro é a nova paisagem pública que atravessa todo o projeto. Os pontos de acesso às unidades habitacionais são organizados nos becos transversais que desembocam neste espaço pedonal, proporcionando uma sensação de porosidade e também a abertura de pontos de vista sobre as áreas ajardinadas dentro do bloco de residências. Este mecanismo cria transições suaves entre o espaço público e privado, reinventa a sensação de voltar para casa e também gera laços entre os habitantes que utilizam os espaços abertos no meio do conjunto. Esta alternativa urbana está situada entre o coletivo e o individual dentro deste complexo entorno.
A diversidade formal e tipológica reflete um sentido da diversidade social (54 habitações sociais e 103 unidades privadas) e do programa (os espaços para empresas estão inseridos na avenida principal).