
Objeto absolutamente inquietante do ponto de vista da escala, propõe uma abordagem de uso e ocupação do solo da cidade para afirmar-se como ponto de inflexão no raciocínio do enfrentamento da implantação ou da estratégia de ocupação do lote.

Nesse sentido, a transição quase imperceptível que se estabelece entre o espaço público do passeio –a cota da cidade– e o térreo do edifício, promove relações ímpares nesse novo lugar criado pelo diálogo estabelecido com o espaço coletivo. A cidade em expansão acolhe o edifício, que por sua vez abriga as novas funções e necessidades programáticas que passam a figurar na jovem metrópole, espécie de simbiose urbana.

.jpg?1447834663)
Com aproximadamente 150.000m² de área construída, o programa está distribuído em dois grandes volumes: um horizontal, que ocupa todo o terreno –uma gleba de 14.600m²– e outro vertical, que se desenvolve sobre pilotis, sobre o terraço-jardim do bloco horizontal.
.jpg?1447834770)
.jpg?1447834516)
O volume horizontal corresponde ao conjunto comercial, com galerias de lojas, restaurantes, livraria, bancos e cinemas, distribuídos em três pavimentos, além do terraço-jardim –concebido como uma grande praça pública, decisão de projeto que confere a esse pavimento características urbanas.
.jpg?1447834526)
Na grande lâmina vertical, três torres contíguas com acessos independentes permitem a convivência de usos distintos como escritórios, consultórios e residências. A articulação com a cidade ao nível do solo, com as calçadas em pedra portuguesa adentrando seus espaços internos de pé-direito generoso por todas as quatro calçadas lindeiras, demonstra a consciência do arquiteto sobre o novo papel do edifício de caráter urbano, concebido como extensão do espaço público.
* Extrato do artigo original publicado pela autora no 8º Seminário DOCOMOMO Brasil.

Referência
Luciana Tombi Brasil, "David Libeskind e o Conjunto Nacional: Reflexão Crítica sobre a Nova Condição Metropolitana", em Anais do 8º Seminário DOCOMOMO Brasil, Rio de Janeiro, 2009. Disponível online.
Quer colaborar conosco? Escreva para colabore@archdaily.com.
- Ano: 1955