Selecionado como vencedor de um concurso internacional, o pavilhão paisagem do escritório Penda para a 10ª Garden Expo em Wuhan, China, busca destacar a importância da água potável e da proteção ao meio ambiente. Apelidado de “Onde corre o rio” [Where the River Runs], o pavilhão conduz os visitantes por uma paisagem de colinas e vales através de um caminho que parece um rio. Cada visitante recebe sementes para plantar, assumindo “a função de um rio ao trazer vida ao pavilhão.”
O pavilhão de 1.500 metros quadrados está atualmente em construção e tem conclusão prevista para este ano. Saiba mais sobre o projeto, a seguir.
Dos arquitetos: Nossa proposta para a Garden Expo 2015 em Wuhan/China descreve um pavilhão paisagem e um manifesto sobre a importância da água potável e da preservação de nosso ambiente natural. O projeto ‘Where the river runs’ foi escolhido como vencedor de um concurso internacional e está atualmente em construção para a 10ª Garden Expo, que receberá mais de 12 milhões de visitantes.
Uma ode à água:
Água é vida. Água é a fonte de nossa origem. É o principal designer de nosso meio ambiente. Água é o sistema de circulação e conexão de nosso mundo e um recurso precioso no qual a vida na terra sobrevive. Ela constitui dois terços de nosso corpo, assim como o mapa mundi. Nossos fluidos vitais são em geral salinos, assim como o oceano. Água é nossa conexão física com o planeta.
A água traz um sentido de história. A quantidade de água na terra não mudou. A água que os dinossauros beberam milhões de anos atrás é a mesma água que cai na chuva de hoje. Mas como o aquecimento global afetará os recursos naturais? E haverá água potável o bastante se a poluição e a população de nosso planeta continuar a crescer como esperado?
Não somos importantes para a água. O contrário é verdadeiro, porém. Nossa tarefa é encontrar um modo racional de sobreviver dentro de seus limites. Um uso sensível de nossos recursos naturais, um coração para proteger os bens comuns e um guia dos novos feitos da ciência e tecnologia: estas serão as ferramentas que nos conduzirão em um século sustentável.
História e conceito:
Ao longo da história, a vida e crescimento de Wuhan estiveram ligados à água de uma forma muito direta. Localizada na interseção do Rio Yangtze e do Rio Han, os primeiros assentamentos surgiram ao longo das margens dos rios há mais de 3.500 anos. O rio trazia mercadorias de outras partes do mundo e Wuhan se tornou um importante centro de trocas. Mas os rios não trouxeram apenas riqueza à cidade, também proporcionaram uma rica flora e fauna às pessoas. A beleza natural de Wuhan e a grande variedade de plantas inspiraram muitos poetas e pintores em toda a história.
Nossa proposta para o terreno 1590 da Garden Expo é um manifesto natural sobre a importância da água potável e do meio ambiente. Um percurso como um rio conduz os visitantes por uma paisagem artificial de colinas e vales. Sementes de diferentes plantas são dadas aos visitantes na entrada e eles têm, então, a oportunidade de plantar flores, vegetais, frutas e hortaliças locais ao longo da “margem do rio”.
Ao percorrer a paisagem e semear as plantas, as pessoas assumem a função de um rio, trazendo vida ao pavilhão.
Enxergamos a localização do terreno 1590 como uma conexão entre outros pavilhões, podendo ser acessado a partir de três lados. Os visitantes são naturalmente conduzidos pela margem do rio. Em seu caminho, passam por diversas formações na paisagem, como uma estreita costa, altas falésias e uma caverna natural.
Ao caminharem pelo pavilhão, todos os caminhos levam à praça central onde as pessoas podem descansar, refletir ou tomar um drink.
Uma cobertura natural proporciona sombreamento na praça. Em seu percurso pelo pavilhão, a paisagem oferece aos visitantes uma ampla variedade de expressões visuais, sonoras e táteis oriundas de diferentes formações geológicas e variedades vegetais.
Arquitetos
Equipe de projeto
Chris Precht, Dayong Sun, Bai Xue, Quan He, Li Pengchong, Frank Li, Snow SunÁrea
1.500m²Ano do projeto
2015Fotografias
penda architecture & design