- Área: 370 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Quadra 2 Fotografia
O escritório Casa 100 foi convidado para fazer parte da criação e desenvolvimento de um escritório colaborativo na zona sul de São Paulo. O escopo incluía a transformação de uma residência da década de 60 em um ambiente novo, contemporâneo, aconchegante e convidativo para abrigar empreendedores e startups.
A casa havia passado por intervenções ao longo das décadas, portanto realçar sua estrutura original através da exposição dos tijolos, recuperar o pátio interno e a criar novas aberturas para melhorar a circulação e iluminação natural eram fatores importantes para a concepção do espaço e serviram como base para o projeto arquitetônico. Para o piso, foi escolhido o cimento queimado por sua facilidade para manutenção e por oferecer assim um ambiente homogêneo que facilitaria a leitura da arquitetura como um todo. Na questão da marcenaria para os batentes, e bancadas a madeira escolhida foi o Freijó, que juntamente com os tijolos criam um ambiente acolhedor para os usuários no dia a dia. A parte elétrica foi toda concebida aparente com tubos e caixinhas galvanizadas, sem necessidade de quebrar ou rasgar a antiga laje da edificação.
Os quartos da casa original, receberam portas de correr no lugar das antigas janelas, e hoje abrigam salas privativas para pequenas empresas, que as acessam através do corredor original que foi coberto com vidro para oferecer iluminação natural além de ser o eixo de circulação principal do espaço.