-
Arquitetos: Agustín Lozada
- Área: 221 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na tranquila Cidade de Rio Ceballos, localizada nas serras cordobenses, na Argentina, encontra-se a Casa Belavista. Um volume branco e puro, apoiado sutilmente sobre um terreno de esquina, plano com um declive na lateral para a rua e rodeado por uma agradável vegetação nativa.
O programa da residência de 221 m² é desenvolvido em apenas um nível e responde às necessidades de uma família jovem, cujo principal requerimento era uma casa com grandes superfícies de vidro para poder contemplar a paisagem das serras, mas com privacidade.
O acesso à residência é feito por um pátio que cria a transição entre o interior e exterior, rodeado por água e aberto para as vistas do vale. O espaço social é localizado próximo à entrada e é o único espaço onde o interior da casa se relaciona visualmente com a rua. O espaço privado contém dois dormitórios simples com um banheiro comum, os quais são vinculados entre si e com o âmbito natural.
O conceito tem como premissa trabalhar os espaços privados para o interior da quadra, com um pátio verde responsável por envolver as atividades cotidianas. Para o exterior, a casa se mantém impermeável com seus muros cegos. O maior ponto de tensão é produzido na esquina do lote, onde a arquitetura é desmaterializada para gerar a entrada à residência.
A volumetria foi trabalhada como uma caixa sólida e leve, que levita alguns centímetros acima do solo, projetando sua sombra sobre o terreno, que vai se desmaterializando para a esquina, transformando o cheio em vazio. O sólido desaparece para se transformar em ar e água.