-
Arquitetos: Atelier Riri
- Área: 320 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Teddy Yunantha, Adhityo Faturrochman
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Indonésia possui um clima tropical, com chuvas durante quase o ano inteiro. Por essas condições meteorológicas extremas, as casas devem ser projetadas para suportar ao clima. Esta casa localizada em um subúrbio perto de Jacarta, capital da Indonésia, faz parte de.uma área residencial densa. O projeto se concentrou na utilização de recursos naturais para a iluminação e ventilação.
A Breathing House (casa que respira) fica em um bairro que se formou nos anos 80. O terreno se mistura com o meio ambiente, como bastante área verde. Otimizamos as formas assimétricas criando a identidade do proprietário com uma abordagem funcional. O proprietário é uma jovem e dinâmica família, com dois filhos. O casal estava ansioso por uma casa confortável, de baixo impacto ao meio ambiente e que ao mesmo tempo representasse a sua identidade pessoal. "Forma segue a função" foi o princípio comum utilizado para manter as características desejadas.
O terreno assimétrico deu forma à estrutura, criando uma experiência espacial inesperada. Alguns elementos surpresa foram inseridos na circulação entre os espaços. O piso térreo contém as áreas comuns e foi projetado para realizar a "respiração" da casa, naturalmente, através da grande ventilação que é fornecida pelas aberturas em algumas fachadas da casa. Todo o espaço foi centrado em grandes buracos vazios com claraboias sobre eles, além de uma piscina interna, que também tem o objetivo de diminuir a temperatura ambiente.
A área dos dormitórios e escritório é a área privada e fica no segundo pavimento. No terceiro pavimento projetamos um terraço-jardim para atividades ao ar livre e eventos familiares.
Utilizamos materiais naturais como tijolos, concreto reforçado e metais reciclados. Esta casa também aproveita a água da chuva para regar o jardim e lavar o carro.