-
Arquitetos: BVL Architecture
- Área: 1920 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de habitação pública, construído em Limoges, uma cidade de 140 000 habitantes no centro da França, encontra-se em uma das vias de acesso ao centro da cidade, na intersecção de uma rua com muito tráfego e uma outra residencial. O edifício sinaliza o cruzamento com seu tamanho e sua arquitetura contemporânea.
Toda a arquitetura está sobre um embasamento de concreto aparente, sobre o qual se apoia quatro pavimentos residenciais. Os dois últimos andares, com unidades duplex, estão parcialmente revestidos com madeira. O contorno da fachada coincide com o trabalho individualizado.
A fachada principal está no lado leste do edifício. Com vistas à rua movimentada, segue o alinhamento urbano. Passarelas frontais permitem o acesso aos pavimentos 1, 2 e 3. Estes níveis são protegidos acusticamente por uma pele de vidro.
Esta pele de vidro permite a passagem da luz natural sobre a escada. Uma varanda de madeira emerge da fachada no ângulo do terceiro pavimento, "sinalizando" o cruzamento.
A fachada norte é mais "monolítica". Seu desenho foi reduzido através de variações sutis de espaços vazios e estruturas completas, onde persianas dobráveis, varandas em balanço e a aparição de "caixas" de madeira enaltecem a diversidade da rua.
As fachadas posteriores (Sul e Oeste) particularmente bem orientadas, se beneficiam de varandas profundas, desenvolvidas como volumes emergentes, misturando concreto pintado e pórticos de madeira / brise-soleil. As unidades dos níveis 3 e 4 estão totalmente construídas em estruturas e coberturas de madeira.
A arquitetura contemporânea de madeira é revelada na paisagem urbana.