- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização desta casa unifamiliar, com uma ampla vista do lago Constance, com vista para o Rhinevalley e as montanhas de Vorarlberg, é algo espetacular.
A propriedade está localizada na encosta de um prado verde. Uma casa que parece flutuar e a utilização de materiais como concreto, cobre, vidro e madeira como materiais estruturais caracterizam uma casa única. Além dos elementos estruturais que estabelecem contato com o solo, o resto da casa é construído a partir de madeira.
Este projeto está dividido em duas partes: O térreo, feito em concreto, contém a garagem e a entrada. As partes em balanço do pavimento superior abrigam a entrada. O segundo pavimento revestido com pinus abriga os quartos e o estúdio.
O pavimento de cobertura, revestido em cobre, contém um generoso espaço destinado às áreas de estar, e sala de jantar, com um módulo de fogão que atua como um divisor de ambientes entre os grandes terraços panorâmicos. Posicionado na frente da área de jantar e de estar, o terraço coberto circunda o pavimento superior e liga o espaço exterior ao espaço interior através de vidros que vão do piso ao teto.
As partes em balanço do pavimento superior cobrem a varanda no pavimento térreo e proporcionam sombra para as grandes extensões em vidro, protegendo a casa de ganhos de energia solar excessivos no verão. No inverno, o sol torna-se uma fonte passiva de energia. Toda a fachada da casa é revestida com madeira de pinho natural branco retirado da região local, além do cobre.
Graças à esta fachada em madeira, que já envelheceu para uma tonalidade de um cinza claro, a casa se encaixa de maneira harmoniosa com a área do entorno. Foi projetada de acordo com rigorosas considerações em relação à sustentabilidade, envolvendo a qualidade ecológica dos materiais e escolhas como um sistema de aquecimento de água com energia solar e aquecimento do ambiente com energia geotérmica.