-
Arquitetos: Architectures Adelfo Scaranello, Tectoniques
- Área: 10116 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária Proudhon foi construída em 1971. Está localizada no distrito Palente, ao norte de Besançon, cercada pela antiga escola secundária Pergaud e o ginásio Orchamps. A arquitetura original é típica da urbanização em massa da década de 1960 e da política de normalização, dois fenômenos que forjaram o patrimônio "comum" do século 20. O escritório de arquitetura Tectoniques, em colaboração com o Architectures Adelfo Scaranello venceu o concurso para reestruturar e ampliar as instalações. A escola teve que permanecer aberta durante toda a duração dos trabalhos de construção.
O projeto foi, portanto, dividido em fases, a fim de continuar a acomodar os alunos e funcionários em todo o trabalho de construção e renovação. Após três anos de trabalho um projeto unificador e holístico foi entregue. O único bloco de salas de aula que foi preservado é também o maior e constitui-se como ponto focal para todo o programa. Os novos benefícios da escola secundária a partir de um programa mais compacto que oferece ganhos em termos de qualidade de uso e conservação do aquecimento.
Desenvolve-se em torno de uma grande galeria que se estende por toda a instalação e organiza a distribuição. A fachada urbana virada a sul tem vista para o distrito Palente, enquanto para o norte há uma abertura mais contemplativa à paisagem da floresta Chailluz. O estilo arquitetônico para a escola secundária Proudhon é deliberadamente sóbrio e unificador. A intenção era afastar-se do princípio de compilar diferentes objetos que tantas vezes estão subjacentes a este tipo de projeto. A única exceção é o contraste estabelecido entre o novo edifício e o renovado. O primeira forma um volume negro, ligeiramente metálico, enquanto que o segundo é um bloco branco fosco.
Forças Tectônicas
A extensão continua a partir do edifício renovado, nos mesmos moldes, criando assim um volume coerente e equilibrado. O volume e altura do bloco de ensino, imprensado no meio, domina a composição. É um ponto de ancoragem, de apoio, no centro do projeto.
Os contrastes na textura entre o acabamento escuro e brilhante do novo edifício, e o acabamento branco e fosco do antigo, refletem claramente a história e a natureza das estruturas. O edifício original de concreto pré-fabricado foi isolado externamente usando espuma de poliestireno e equipado com caixilharia em PVC e persianas, com acabamento de um revestimento sintético. O novo edifício é feito em madeira com uma envoltória isolada de alto desempenho, caixilharia de alumínio e brises móveis, com uma fibra de madeira e acabamentos em resina térmica. Apesar das tectônicas opostas dos dois blocos, sua co-existência é equilibrada e pacífica.
Princípios construtivos
As paredes de concreto do núcleo fornecem estabilidade ao conjunto e agem como proteção contra fogo para as áreas de risco. O projeto expande-se externamente dessa ancoragem sólida com uma estrutura de madeira construída usando um sistema viga-pilar. As vigas são executados com até 1,15 metros para gerir os longos vãos e balanços. Regulamentos de projeto sísmico foram modificados durante a fase de estudo e concepção do projeto. A estrutura foi, portanto, adaptada com alterações significativas em termos de dimensionamento e articulação. Todo o novo edifício é construído utilizando um módulo estrutural de 2,10 metros e múltiplos desse.
Esse módulo é utilizado para todas as estruturas. É visível tanto no interior como no exterior da fachada, nos tetos, e verticalmente sobre as estruturas internas que também são deixadas aparentes. Este sistema cria um padrão repetitivo, regular, característico de estruturas de madeira composto por grandes conjuntos de peças pré-fabricadas. A paginação das fachadas e revestimentos exteriores reflete a natureza compósita deste material de construção. Para o sudeste, um balanço profundo trabalha com o sombreamento vertical para fornecer proteção adicional e regular a quantidade de luz solar que adentra o edifício. Para a Noroeste o balanço é menos pronunciado, mas os sombreamentos são maiores para proteger o espaço da luz solar no final do dia. Os sistemas de proteção solar são compostos de painéis de fibra de rocha (Rockpanel).