- Área: 35 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto realizado é a sala do apartamento de uma família composta por um casal com filhos pequenos. O desejo dos clientes era ter uma sala de estar mais ampla, elegante e contemporânea. A antiga sala de 35 m² era composta por 4 ambientes pequenos: dois estares, jantar e bar de apoio á churrasqueira. Afim de ampliar o espaço e articular os diferentes cenários do dia-a-dia, o projeto contempla apenas dois espaços: estar e jantar. A articulação se dá através do posicionamento de uma peça única, centralizada no ambiente: de um lado é sofá, do outro é um banco para a mesa de jantar. A utilização desta peça única, centralizada na sala, tornou possível o uso de um sofá de 3m de comprimento e uma mesa de jantar com capacidade para até 10 pessoas. Além disso, possibilita a livre circulação em seu perímetro.
A área da antiga sacada, com pé direito mais baixo que o restante do ambiente, recebeu a sala de jantar. Nos apropriamos do forro mais baixo e revestimos paredes e forro com lâminas de madeira natural (cinamomo aveludado - Schuster Móveis & Design), criando uma espécie de portal para demarcar a área. A mesa de jantar é do modelo oval Saarinen em mármore branco, que, juntamente com a madeira clara, gera um cenário nórdico e suave.
Dentre os painéis de madeira que envolvem o jantar está um armário que serve de apoio para a churrasqueira. Composto por sistema de portas escamoteáveis, o móvel é revestido internamente com laca fosca preta e é repleto de funções: cuba, champanheira, mini adega, gavetões para espetos e até uma mesa com rodízios.
O antigo piso de porcelanato bege alto brilho foi coberto por uma manta de tecnocimento sem juntas que deram um aspecto homogêneo e industrial ao espaço.
Um dos pré-requistos era a preservação das peças antigas de família da proprietária. Portanto exploramos o espaço a partir da composição de elementos antigos com novos, criando assim um equilíbrio entre o novo e o antigo. O antigo lustre de cristal da sala de jantar, foi parar dentro do lavabo com maior destaque.
O longo monolito de mármore Arabescato de 2,70m posicionado na parede em frente ao sofá funciona como lareira, apoio para eletrônicos e aparador e objetos de decoração.
As obras de arte são da Galeria Mamute de Porto Alegre, cujo trabalho foca na produção contemporânea de artistas gaúchos. A grande tela abstrata é da renomada artista gaúcha Claudia Barbisan (Obra: cabra cega) e os desenhos e fotografias em pares são da jovem artista Claudia Hamerski.
A luminária de chão é do modelo Liftda Lumini – designer Fernando Prado (Formaluz – Porto Alegre) e está posicionada ao lado da poltrona Eames em couro envelhecido.
O lavabo funciona como uma caixa, pintado com a cor Suvinil Azul Diesel nas paredes e forro. A bancada é em mármore Arabescato, gerando uma composição elegante com os objetos antigos da cliente.