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Arquitetos: Ismo Arquitectura; Ismo Arquitectura
- Área: 2643 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Fernando Alda
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Fabricantes: Trespa
Implantação
Quando a estrada se transforma em cruzamento, os penhascos dão lugar a um perfil de pedras esculpidas pelo homem e pela história. Um grande armazém de tubos de concreto o interrompe para mostrar a importância do fator da criação de gado nestas terras difíceis. Nesta área de fronteira entre o campo e a cidade, onde o traçado urbano tem diluído a individualidade, um plano urbanístico busca a integração através de uma trilha de gado e uma grande área verde onde a estação de ônibus de Trujillo está localizada.
Neste campo de rochedos tão expostos ao tempo fica esta arquitetura ligada ao substrato, erguida o mínimo possível apenas para se proteger de fora, como uma grande "pedra" que se ergue para nos colocarmos sob ela.
Acesso
Uma vez dentro do terreno estão duas dimensões bem distintas: uma delas, a plataforma para o trânsito de veículos e outra associada com os movimentos do viajante. Acessos são iguais, para que os ônibus que entram e saem através da elevação natural do terreno, sem rampas para interferir o mínimo possível em seus movimentos; o acesso de pedestres é através do topo, próximo à cidade. Plataformas suaves introduzem a rua em pedra para parar sob a 'grande pedra', de acesso à estação.
Funcionalidade
Sob a "pedra", estrutura inclinada, sai do substrato, se dobra e aumenta de volume transformando o estacionamento do pessoal área de manutenção de ônibus em docas de cobertura e plataformas. O espaço exterior horizontal é concebido como o verdadeiro átrio entrada e saída para o tráfego de pedestres. A "pedra" é perfurada por luz: no exterior algumas claraboias nos guiam em direção à entrada, estendendo-se dentro do edifício e em pátios, caixas de vidro sob a laje de cobertura, permeável às plataformas, um único espaço horizontal e aberto em continuidade visual de interior / exterior.
Esses pátios, na direção das viagens internas materializados como armários translúcidos, subdividem o espaço em diferentes salas de acordo com os diferentes tipos de viagem: locais ou de longa distância. A cafeteria, como uma outra sala de espera, se abre diretamente para as plataformas e culmina na área de espera coberta, dá lugar a um pátio arborizado. Este pátio está orientado para o Sul e é maior do que o anterior; está ligada à área de espera externa criando um ensolarado lugar de espera.
Construção
O concreto unifica pavimentos, paredes e coberturas, um elemento monolítico e definidor de espaços de circulação interrompidos apenas pelo caminho das instalações e espaços confinados. O vidro separa visualmente os espaços e pátios fechados, criando um efeito de transparência e brilho da rocha.