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Arquitetos: Ismo Arquitectura; Ismo Arquitectura
- Área: 2643 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Fernando Alda
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Fabricantes: Trespa
Implantação
Quando a estrada se transforma em cruzamento, os penhascos dão lugar a um perfil de pedras esculpidas pelo homem e pela história. Um grande armazém de tubos de concreto o interrompe para mostrar a importância do fator da criação de gado nestas terras difíceis. Nesta área de fronteira entre o campo e a cidade, onde o traçado urbano tem diluído a individualidade, um plano urbanístico busca a integração através de uma trilha de gado e uma grande área verde onde a estação de ônibus de Trujillo está localizada.
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Neste campo de rochedos tão expostos ao tempo fica esta arquitetura ligada ao substrato, erguida o mínimo possível apenas para se proteger de fora, como uma grande "pedra" que se ergue para nos colocarmos sob ela.
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Acesso
Uma vez dentro do terreno estão duas dimensões bem distintas: uma delas, a plataforma para o trânsito de veículos e outra associada com os movimentos do viajante. Acessos são iguais, para que os ônibus que entram e saem através da elevação natural do terreno, sem rampas para interferir o mínimo possível em seus movimentos; o acesso de pedestres é através do topo, próximo à cidade. Plataformas suaves introduzem a rua em pedra para parar sob a 'grande pedra', de acesso à estação.
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Funcionalidade
Sob a "pedra", estrutura inclinada, sai do substrato, se dobra e aumenta de volume transformando o estacionamento do pessoal área de manutenção de ônibus em docas de cobertura e plataformas. O espaço exterior horizontal é concebido como o verdadeiro átrio entrada e saída para o tráfego de pedestres. A "pedra" é perfurada por luz: no exterior algumas claraboias nos guiam em direção à entrada, estendendo-se dentro do edifício e em pátios, caixas de vidro sob a laje de cobertura, permeável às plataformas, um único espaço horizontal e aberto em continuidade visual de interior / exterior.
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Esses pátios, na direção das viagens internas materializados como armários translúcidos, subdividem o espaço em diferentes salas de acordo com os diferentes tipos de viagem: locais ou de longa distância. A cafeteria, como uma outra sala de espera, se abre diretamente para as plataformas e culmina na área de espera coberta, dá lugar a um pátio arborizado. Este pátio está orientado para o Sul e é maior do que o anterior; está ligada à área de espera externa criando um ensolarado lugar de espera.
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Construção
O concreto unifica pavimentos, paredes e coberturas, um elemento monolítico e definidor de espaços de circulação interrompidos apenas pelo caminho das instalações e espaços confinados. O vidro separa visualmente os espaços e pátios fechados, criando um efeito de transparência e brilho da rocha.
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