-
Arquitetos: XYZ Arquitectos
- Área: 440 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio de térreo e 2 andares é uma edificação do final de século XIX, início do século XX. Apresentava a degradação normal, fruto das modificações não estruturantes das diversas ocupações que foi tendo.
A ocupação funcional do imóvel ao longo dos anos foi diversa. Os pisos superiores encontravam-se devolutos, continuando o térreo com uma ocupação comercial.
A intervenção teve como objetivo a recuperação desses pisos tendo em conta o programa proposto pelo proprietário para o uso pretendido e o controlo de custos.
O espaço destinado a escritórios exigia uma libertação dimensional e funcional, que não viesse a comprometer futuras afetações.
Uma análise minuciosa do existente orientou o trabalho no sentido de recuperar elementos caracterizadores do espaço e do tempo, introduzindo novos elementos de linguagem e conforto contemporâneos. Procurou-se um diálogo integrado dos respectivos tempos e espaços em relação aos valores estéticos, técnicas construtivas e funcionalidade, sem deixar de assumir claramente o momento da intervenção.
Os pormenores decorativos dos estuques do tecto do hall foram valorizados com a introdução de iluminação indireta através do tecto falso ligeiramente afastado sob a claraboia existente.
Todos os espaços foram reorganizados e tratados, com destaque para o pátio interior no piso 1, onde foi construída uma estrutura metálica com Deck transformando-se num amplo e funcional espaço valorizado pela luminosidade zenital.
Os espaços beneficiaram, na generalidade, da alteração cromática e da aplicação pontual de novos materiais conferindo-lhe maior contemporaneidade ambiental. A alteração mais significativa foi operada ao nível do piso 2, espaço mais degradado e com aparente menor funcionalidade.
Em termos técnicos foi necessário recorrer à aplicação de gesso cartonado nas paredes e tectos, depois de isolados termicamente, conjugando no entanto esse material com elementos originais, deixando assim a memória das técnicas construtivas e materiais da época em pequenas áreas envidraçadas que resultaram em marcantes elementos no espaço.
Todo o nosso esforço foi no sentido de procurar uma nova identidade para este espaço, sem perder a presença do passado que encontramos.