- Área: 650 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ehsan Khah, Mian Ye
-
Fabricantes: Leicht, Nemo Tile, Porcelanosa Grupo, Rustic Elegance, Solar Innovations, Stone Source
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Pradaria combina, visual e fisicamente, espaços externos abertos com espaços privados íntimos, sem comprometer a integridade de ambos. A paisagem atua como uma ponte, criando um fluxo contínuo entre o interior e o exterior, e entre as áreas de estar e dormitórios. Localizada dentro da configuração de um denso subúrbio americano, o bairro esta repleto de mansões modernas de dois ou três pavimentos, muitas delas com mais de 900 metros quadrados. O cliente mostrou-se inflexível ao contrariar o que é normalmente construído no bairro, impossibilitando a construção de uma casa menor e térrea. Ao levar em consideração a exposição solar e o contexto do lote, a Casa da Pradaria reinterpreta a divisão tradicional de pátios frontais, comuns nos Estados Unidos, e cria espaços de vida profundamente conectados à luz natural e à paisagem circundante.
A casa divide-se em duas áreas principais: um local de entretenimento e um local de descanso. Um hall de entrada projetado, leva ao centro da sala, onde uma grande claraboia ilumina um jardim de seixos. Nessa planta livre, o living está conectado à cozinha, viajando ao redor de um balcão aberto que divide os dois espaços. A comida é preparada e servida nesse balcão durante grandes reuniões, suavizando o ruído da cozinha e acompanhando o sentido do partido do projeto. Os dormitórios rodeiam um jardim japonês central. Esse pequeno espaço ao ar livre oferece, tanto uma área de reuniões íntima para a família, quanto um espaço de transição entre interior e exterior.
Uma tela de cedro rugosa expande-se e contrai-se ao redor de todos os lados da residência, criando um jogo dinâmico de luz e sombra em seu interior. Como esta move-se ao redor da casa, a tela cria situações de intimidade, filtrando a luz diurna e demarcando os espaços internos. As subdivisões da tela criam aberturas para vistas e entradas. Da área do living, uma grande abertura na tela, cria uma conexão com as áreas cobertas e a piscina, o que permite aos proprietários que conectem a sala de estar à área externa. Várias espécies de trepadeiras plantadas ao longo do perímetro vão transformando o envoltório da casa - já que florescem e mudam suas cores ao longo do ano.