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Arquitetos: Sacher.Locicero.Architectes
- Área: 27 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Paul Ott
Descrição enviada pela equipe de projeto. A capela familiar Maria Magdalena, do arquiteto Gerhard Sacher, é um objeto escultural espetacular feito em concreto branco auto adensável. Os construtores provaram ter uma grande porção de coração, confiança e compreensão profunda da arquitetura, ao projetar esse espaço atemporal excepcional, onde cerimônias familiares e festividades acontecem e a tranquilidade, contemplação e recordação podem ser experimentadas numa configuração única. Em uma distância visual à colina Magdalensberg e o castelo Hochosterwitz, a peça arquitetônica representa um marco moderno, um símbolo expressivo de linguagem formal sincera.
Localização
Não se pode passar pela escultura feita de concreto branco sem impressionar-se. Ela implanta-se como um dedo erguido na paisagem da suave colina de Zollfeld, Carinthia, em meio a uma jovem vinha. O branco brilhante do concreto é perfeito, a arquitetura harmoniosa e sem adornos, e a localização é espetacular na paisagem preenchida de história - Zollfeld, planície fértil com grande tradição cultural e histórica, entre o morro Magdalensberg com a sua igreja de peregrinação no topo a sudeste, e o castelo Hochosterwitz majestosamente situado em um cone de rochas, com mais de mil anos, ao norte. Mesmo o mais convencido dos agnósticos seria tocado pelo branco radiante do marco moderno e por sua linguagem formal simples.
Descrição do projeto
O visitante se aproxima ao pátio de cascalho ligeiramente descendente espaçoso e redondo, através de uma rampa de acesso levemente inclinada. No pátio, implanta-se o edifício de concreto branco e vidro, e os elementos básicos interpretam uma capela clássica de forma contemporânea. O concreto branco imaculado proporciona essa peça arquitetônica com pureza e estética especiais. Variadas luzes e condições meteorológicas alteram as cores e as impressões da superfície brilhante, desde o branco brilhante a um azul fosco no amanhecer, através do qual existem inúmeras matizes e texturas a serem observadas.
O cume do telhado de duas águas tem 7,78 metros de altura. Nas paredes laterais, há ranhuras transversais com janelas, três em cada lado. Os cortes transversais das janelas estão posicionados alinhados com a incidência raios de sol, de modo que o sol da manhã ou do entardecer atinjam o vitral colorido, feito pelo prof. Karl-Heinz Simonitsch, um artista da Caríntia. As janelas são feitas de camadas de vidro multi-coloridos e retratam os seis dias do Gênesis. A fachada leste com vidro em tamanho real e a cruz de bronze exterior feita por JaromirGargulak, artista checo, representa o último dia do Gênesis. No lado oposto, em direção ao pátio, encontra-se um portão maciço de bronze, feito à mão pelo mesmo artista e que pode ser aberto largamente integrando o pátio e oferecendo espaço para aqueles do lado de fora
As paredes laterais internas massivas, brancas, protegem a abundância da paisagem cultural circundante e criam um espaço contemplativo brilhante irradiando paz e pureza. O lado leste totalmente envidraçado oferece a visão da cruz de bronze escura contra a paisagem, construindo a ligação espiritual com o exterior. O interior é deliberadamente simples e variável ao mesmo tempo. Os elementos conformadores do espaço são o piso feito de azulejos de travertino creme e bege. Apenas um único degrau na planta retangular da capela marca a transição da nave capela para seu coro. As paredes ao longo do coro incluem nichos retangulares - à direita, há um vazio maior, com a estátua de Maria Magdalena, padroeira da capela Na esquerda, há 12 fendas de urnas menores. No lado esquerdo, entre as janelas coloridas, há bancos dobráveis feitos em carvalho branco, embutidos na parede de concreto.
Luz e as quatro estações
Uma capela deve excluir o mundo exterior para alcançar tranquilidade. Por isso, na maioria dos casos, as paredes da capela tem apenas algumas aberturas. Uma capela situada no campo aberto já tem a tranquilidade em si, e, portanto, pode ser aberta ao exterior e aproveitar a interação com a natureza.
O vidro transparente (12 mm - tamanho máximo no lado leste - 6,20 m x 1,65 m) da parede lateral prevê uma grande quantidade de luz natural que entra e permite a inclusão de variadas luzes sazonais e disposições do tempo. A luz do sol que entra através das aberturas das janelas coloridas, três ao norte e três no sul, inunda o interior com jogos de cores variadas. Para a iluminação adicional do espaço, os cilindros translúcidos pendurados abaixo do cume podem ser usados, enquanto que os pontos de luz embutidos nos nichos ao longo do coro fornecem iluminação focada.
Ao amanhecer e à noite a luz difusa sai da capela e adentra o pátio e o entorno mais próximo. Apenas a cruz no jardim da capela goza de uma iluminação direta em destaque e, assim, torna-se parte do interior.