-
Arquitetos: Crosby Studios
- Área: 64 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Evgeny Evgrafov
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento de dois quartos para um jovem casal está localizado num edifício construído em 1900, perto do centro de Moscou. O apartamento fica na fachada ensolarada do edifício e tem sol o dia todo.
Os proprietários e o escritório de arquitetura de Crosby Studios possuíam gostos parecidos; decidiram transformar o apartamento em um estúdio com influências do Brooklyn, com toques heterogêneos, mas com ênfase nas formas limpas e elementos pretos e brancos. A equipe foi inspirada por esculturas de Donald Judd, arquitetura de Konstantin Melnikov e da atmosfera de bairros de Nova York como Greenpoint e West Village bem como imagens da cidade a partir da década de 1980.
A entrada para o apartamento começa com uma circulação estreita que direciona atenção à janela e a rede. À esquerda da entrada está um armário com uma entrada oculta ao banheiro.
O estúdio é um espaço de dez metros de comprimento, com cinco janelas, semelhantes em tamanho às janelas típicas de Nova York. É dividido em três áreas: cozinha, sala de jantar e de descanso, que conta com uma televisão escondida em um armário. Para reduzir a sensação de ter uma cozinha na sala de jantar, a parte superior dos armários são brancos assim como as paredes, enquanto a geladeira está escondida de tal forma, que apenas uma linha fina entre a parte inferior e superior da porta é aparente.
A reforma foi radical: os proprietários queriam ter sensação de amplidão dentro do apartamento. Como resultado todas as divisórias foram removidas. Quarto e escritório foram realocados e agora possuem iluminação e ventilação melhoradas, com o estúdio ao longo da parede da fachada.
O gesso presente na cobertura foi removido para evidenciar o pé direito total. Como o resultado agradou, o concreto aparente foi mantido no teto. Um piso branco sem emendas cobre todo o apartamento, enquanto que as paredes no perímetro do apartamento são de tijolos coloridos. O banheiro na área do chuveiro atrás de um arco é coberto em mosaico preto fosco.
O quarto possui uma entrada para um pequeno closet. O escritório age como um quarto extra para eventuais hóspedes ou para espaço de trabalho. A cozinha, a mesa, a ilha do bar, mesa de centro, rede e todas as divisórias foram produzidas pela fábrica de mobiliário de Crosby Studios. A cadeira de Kandinsky, a mesa, cadeiras, luminárias foram encontradas numa loja de produtos vintage, e demais itens de decoração foram recolhidos pelos proprietários em viagens.