-
Arquitetos: Lacroix Chessex
- Área: 150 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Joël Tettamanti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa em Les Jeurs, uma aldeia acima da estrada para a Col de la Forclaz, é um projeto que envolve a memória local, trabalhando com a forma e dimensão dos edifícios tradicionais do entorno.
Como um "Raccard" - uma cabana para o armazenamento de grãos - estilo Valais, que consiste em uma base de pedra sobre a qual um volume de madeira é elevado acima do solo. Como a construção de um grande volume fechado perturbaria a harmonia da escala, o edifício está dividido em duas partes. Elas estão ligadas através da entrada no lado da montanha e estão separadas por um ângulo de 45 graus para o vale.
Do lado da montanha, vê-se apenas uma única silhueta em forma de M, semelhante a uma montanha, enquanto do lado do vale, a vista de dois volumes se apresenta de uma forma que lembra desenhos típicos de casas feitos por crianças. Duas janelas grandes, uma na sala de estar no piso térreo e outra no primeiro andar, permitem que a paisagem entre no edifício. As duas janelas são opostas uma à outra nas duas fachadas, criando uma referência visual entre as duas elevações da moradia.
A estrutura feita de madeira de abeto não tratado (o qual é revestido em madeira de larício tingida), a placa de piso de concreto acima de um porão meio submerso e o espaço interior, que é dividido em elementos de pequeno porte que possuem diferentes alturas, são todas características que dão ao projeto uma aparência que está intimamente relacionada com cabanas de montanha tradicionais.