-
Arquitetos: Edson Matsuo, Pascali Semerdjian Arquitetos; Pascali Semerdjian Arquitetos, Edson Matsuo
- Área: 150 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Leonardo Finotti , Allan Goldman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando visitamos o local onde seria instalada a Galeria, sentimos que o espaço proporcionava um acolhedor distanciamento do ritmo da cidade. Então traçamos um paralelo com os mais antigos abrigos que existem – as cavernas. E foi a partir desta constatação que desenvolvemos o projeto. Concebida em parceria com Edson Matsuo, Diretor de Design da Grendene, a Galeria Melissa foi pensada de forma a harmonizar com o conceito de abrigo, de refúgio em plena megalópole.
Piso, parede e teto foram construídos com o mesmo acabamento para acentuar esta impressão, e os calçados estão dispostos tanto em pequenas elevações na parede e no piso que evocam estalagmites – as formações de cavernas que se projetam do chão e em direção ao teto.
Completando o clima de mistério, criamos um vazio orgânico no piso localizado ao fundo espaço. Este vazio é o coração da Galeria. Sua criação teve inspiração no processo de fabricação dos produtos Melissa, pois evoca o canal pelo qual se injeta o plástico no molde do calçado. Recebendo projeções visuais que mudam constantemente, este coração irradia força e energia catalisadoras por todo o local. Ou seja, é arquitetura de traços fortes, mas que serve de suporte para intervenção de artistas convidados.