![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 1 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/2021/e58e/ceb3/3000/0185/newsletter/portada_01_%C2%A9Yuri_Palmin.jpg?1437605908)
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Arquitetos: MEL | Architecture and Design
- Área: 2450 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Yuri Palmin, Fedor Dubinnikov, Pavel Chaunin
![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 20 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/1ecc/e58e/ceb3/3000/017c/newsletter/02_%C2%A9Yuri_Palmin.jpg?1437605564)
Localização e função
O edifício da fundação privada, rodeado pelo bosque, encontra-se próximo a Moscou, com o objetivo de armazenar e exibir a coleção de arte privada. O objetivo principal de seu desenho ascético, é chamar atenção sobre o valor dos objetos expostos e criar as condições perfeitas para a percepção da arte moderna.
![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 23 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/205d/e58e/ceb3/3000/0186/newsletter/floor.jpg?1437605970)
Estrutura do edifício
O edifício de um pavimento consta de vários volumes arquitetônicos concisos cobertos por uma só superfície plana. Os espaços de exposição formam-se naturalmente neles. Os blocos de armazenamento, meios de comunicação e biblioteca, diferenciam-se no desenho interior e exterior através do uso de diferentes materiais e revestimentos. A entrada principal ao edifício se esconde entre grandes volumes arquitetônicos da fachada, o que completa o aspecto ascético da construção.
![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 14 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/1f83/e58e/ce6c/0700/0184/newsletter/29_%C2%A9Pavel_Chaunin.jpg?1437605744)
Espaço expositivo
A maior parte das áreas expositivas encontram-se no térreo, com os espaços de meios no subsolo como complemento. Os lados norte e leste da sala de exposições possuem janelas sem marcas que enquadram o bosque. Para garantir a luz uniforme e difusa, que é perfeita para a exposição de arte moderna, um painel de iluminação zenital com regulagens de espectro de intensidade ajustáveis, foi utilizado para permitir a criação de diversas estratégias expositivas. A cobertura, como elemento arquitetônico, desaparece, deixando apenas a luz vinculada ao ajuste. O hall também tem uma área superior com iluminação natural que pode ser utilizada para a disposição de elementos expositivos comuns ou até objetos maiores.
![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 9 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/1fa5/e58e/ceb3/3000/0181/newsletter/15_%C2%A9Yuri_Palmin.jpg?1437605781)
Espaço de armazenamento e biblioteca
O espaço de armazenamento foi ajustado à sala de exposições e possui sua própria área de entrada, caminho interno e área de descarga. Há um elevador que conecta a área de trânsito com as áreas técnicas e de embalagem no subsolo. O espaço de armazenamento também possui uma área de vista prévia, com pé direito alto e iluminado, assim como a sala de exposições.
![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 2 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/1fdf/e58e/ce6c/0700/0187/newsletter/19_%C2%A9Yuri_Palmin.jpg?1437605849)
O volume da biblioteca, que está em frente ao bosque virgem, quase flutua entre as árvores. Ele foi equipado com áreas de trabalho e reunião. As paredes foram cobertas de estantes de carvalho claro. O interior e o exterior dos blocos de coleta e da biblioteca foram revestidos com lariço natural.
![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 17 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/1fbb/e58e/ceb3/3000/0182/newsletter/17_%C2%A9Yuri_Palmin.jpg?1437605813)
Detalhes
Os detalhes arquitetônicos do projeto concentram-se na síntese da arte, a luz, a natureza que supõe a mescla entre ambiente interno com o externo natural. O uso de janelas sem marca combinadas com paredes internas e externas revestidas uniformemente, dão como resultado materiais idênticos no limite efêmero entre o ambiente interno e externo. Para fazer que o aspecto interno fosse natural, as áreas internas são livres de qualquer detalhe adicional. Todos os sistemas de serviços públicos estão ocultos no interior das paredes e coberturas. Para manter o ambiente adequando para as peças de armazenamento de arte, o ar é ventilado desde o subsolo até o salão depois de pesar pelos sistemas de controle de temperatura e umidade. Para organizar as exposições na sala, utilizam-se construções móveis e desmontáveis que possam ser totalmente reorganizadas na sala e ajustadas ao hall se necessário.
![Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 4 de 25](https://images.adsttc.com/media/images/55b0/1f05/e58e/ce6c/0700/0180/newsletter/20_%C2%A9Pavel_Chaunin.jpg?1437605626)