-
Arquitetos: António Portugal e Manuel Maria Reis
- Área: 3100 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Escolar é parte de uma área de transição entre o plano agrícola desenvolvido nas orlas do rio de Aveiro e o bosque de pinheiros que cresce muito e fixa toda esta área de antigas dunas de areia.
O edifício define três volumes paralelos separados por áreas de lazer ao ar livre, onde o programa é distribuído claramente a partir de um elemento central, com espaços de ensino para leste e áreas comuns para o oeste. Os espaços docentes são colocados entre os dois volumes principais, com as salas de aula da pré-escola no primeiro pavimento e as do primário no segundo volume, em dois pavimentos. O terceiro volume inclui um ginásio.
Sua imagem resulta da claridade funcional e construtiva desejada: a projeção das lajes garante a eficiência energética e reforça a horizontalidade que enaltece a pequena ondulação do terreno, contrasta com a função vertical das árvores e realça o caráter do entorno. Acompanhando o ritmo destas mesmas árvores, as elevações entre as lajes são definidas por elementos transparentes fixos (de vidro) e elementos opacos (madeira de pinus modificada) que criam os distintos desenhos da parede, a ventilação e o acesso.