-
Arquitetos: WHLC Architecture
- Área: 1347 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Treasure Tolliver , Tim Mueller
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os aeroportos celebram viagens com espaços dinâmicos que melhoram a experiência de embarque e desembarque de passageiros. A expressão arquitetônica da nova extensão do Aeroporto Metropolitano de Baton Rouge (BTR) estabelece um novo tom fresco e acolhedor.
Em 2001, BTR recebeu uma importante expansão, depois do ocorrido no 11 de setembro os requerimentos de segurança são maiores. Enquanto se agregavam novas áreas de segurança, a Rotatória Central já não era acessível às pessoas e o aeroporto perdeu este grande espaço público.
A nova adição ampliou o espaço da Rotatória Central, criando distintos espaços, mas interconectados, os quais separam as áreas públicas, as áreas de passageiros e as de controle de segurança.
A nova galeria de passageiros é envolvida ao redor da rotatória existente e é iluminada por uma claraboia contínua e janelas de chão ao teto. As colunas cônicas estruturais em forma de "Y" reduzem o impacto da estrutura no interior, dando uma sensação de elevação ao teto. Os painéis inclinados de metal do teto são vistos como uma estrutura que flutua sobre o espaço.
A galeria dos passageiros desemboca diretamente na rotatória central, a qual foi restaurada a sua versão original. Este se tornou um espaço dramático, enquanto os assentos e a ambientação brindam uma escala cômoda.
Uma parede de vidro separa os dois espaços, criando uma borda sutil entre as áreas públicas e as áreas de passageiros. A ampla sala de controle de segurança é oculta por trás das divisões de vidro. A claridade resultante dos espaços cria uma experiência visual elegante e coesa dentro do entorno público do BTR.