Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa X foi projetada para o conjunto de moradias turísticas do Bom sucesso, em Óbidos. Trata-se dum projeto-tipo para seis casas, dispostas ao longo dum arruamento da Zona 3 do plano do aldeamento turístico.
Este projeto é um dos sete que o atelier desenhou para a 1ª Fase do bom sucesso, circunstância que nos permitiu refletir sobre os diferentes modos de criar uma habitação de três quartos e sala. A Casa X corresponde à proposta de planta aberta, fortemente ancorada em regras geométricas na composição planimétrica.
Nestes lotes, a cobertura ajardinada do plano do Bom Sucesso tomou a forma de um “X”, constituindo o quinto alçado da edificação. Este facto condicionou todas as decisões de “desenho” da habitação, com o plano de cobertura a prolongar-se para além dos planos das fachadas. Criaram-se espaços de sombra habitáveis, de transição entre o interior e as diferentes áreas exteriores do lote.
O volume único organiza-se, a partir da entrada, em torno de um espaço central de distribuição, que se afirma como o tema principal do interior da habitação.
Desde esse espaço, em ligação estreita com as salas, acedemos aos vários compartimentos da habitação, que procuram relações diferenciadas com o exterior.
Os quartos estão dispostos segundo um alinhamento de 45º, orientados a nordeste, e encontram-se desfasados entre eles segundo o afastamento que corresponde á largura de cada um. Deste modo, cada quarto dispõe dum terraço privado em forma triangular, resultante da extensão para o exterior das paredes definidoras dos espaços interiores, que vão refletindo a luz de sul ao longo do dia.
As salas, interligadas entre si, abrem-se através de grandes envidraçados a sudeste e a poente para a zone mais desafogada e recolhida do lote.
A zona de serviços forma o volume marginal para a rua, garantindo uma relação funcional da cozinha com a entrada e a sala de jantar e outra de lavandaria com o pátio de serviço.
A sucessão das seis moradias permite criar um modo de habitar que tira partido das potencialidades especiais interiores e das relações estreitas com o exterior próximo.