Descrição enviada pela equipe de projeto. A estação de Créteil-Pompadour faz parte de um programa mais amplo para criar um centro de transporte multi-modal no município de Créteil na periferia sudeste de Paris.
Isto exige uma profunda reorganização do terreno que inclui:
- Modificações no traçado das rodovias para melhorar as ligações entre os modos de transportes públicos;
- Obras de infraestrutura ferroviária para aumentar a oferta de transportes da SNCF;
- A criação de um edifício da estação e uma passarela que liga a estação com a estação de ônibus, encomendado por AREP.
A fim de liberar espaço em terra, o tanto quanto possível neste local apertado, contornar as limitações impostas pelas dimensões da trilha, e tratar do potencial risco de inundação do local, o volume principal da estação é construído sobre pilotis subindo a uma altura de quase dez metros acima do nível do solo. Apenas o pequeno edifício localizado na área técnica de manobra dos ônibus é acessível a partir do vestíbulo da estação.
Consequentemente, toda prestação de serviços de passageiros situa-se ao nível da ponte pedonal que liga a plataforma de acesso às plataformas de trem com as faixas exclusivas das duas redes de ônibus.
O edifício é estruturado usando postes de metal cheios de cimento, cuja malha estrutural reflete os padrões das grandes vigas transversais e foi projetada para criar o espaço para um salão de passageiros com capacidade extra para aumento no fluxo de passageiros, juntamente com todas as instalações auxiliares.
A gama de materiais utilizados foi deliberadamente limitada, e compreende madeira, metal, e policarbonato. As fachadas de madeira de cor clara, que envelhecerá ao cinza, fornecem uma unidade visual para o espaço "vazio" com suas desigualmente espaçados suportes inclinados que ecoam os troncos das árvores esguias no pequeno bosque adjacente.