- Área: 1460 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Gonzalo Cáceres Dancuart
-
Fabricantes: Casa Rosselló, Ecasa Peru, Hilite, Hilton, Kitchen Center, Persan, Piedra Total, Sherwin-Williams, Trazzo Iluminación
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida para a concepção deste projeto foi uma homenagem à imagem arquitetônica projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, para este efeito foi utilizado um azulejo projetado especialmente para o projeto e utilizado para conformar um grande mural na sua fachada.
O edifício está localizado em uma esquina de uma avenida com o tráfego regular e uma passagem de pedestres que leva a um grande parque, por isso decidimos fechar a vista da avenida e focar os pontos de vista dos apartamentos totalmente no parque, complementando uma solução para o problema acústico gerado pela avenida e da privacidade visual dos moradores do edifício.
O edifício é composto por sete apartamentos duplex, no primeiro nível há um estacionamento e a entrada principal do edifício, onde um mural também foi projetado em uma escala menor, semelhante ao da fachada. Inicialmente, o projeto concebido tinha oito apartamentos. Decidiu-se então por unificar dois deles e para externar a importância do novo apartamento com uma área maior através de uma grande estrutura de concreto aparente, criou-se uma varanda ao longo de toda sua extensão.
Contendo materiais naturais, no primeiro nível como uma grande base, propusemos uma treliça de madeira envelhecida; os andares superiores formam uma espécie de volume de flutuação que apresenta uma ambiguidade de materiais, um plano sólido com um grande mural de azulejos decorativos artesanais e malha de metal; e por outro lado do volume, um metal leve e translúcida e vidro.
O Edifício Residencial Córdova, nomeado devido à avenida onde ele está localizado, foi projetado para que a arquitetura mostrasse sua grande força e caráter para ajudar a construir a identidade da área, e ao mesmo tempo ele é simples e se integrará com as futuras construções na área circundante.