-
Arquitetos: The Scarcity and Creativity Studio
-
Fabricantes: Deceuninck
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente Sitio Eriazo, é um coletivo cujo objetivo é recuperar espaços urbanos vazios e abandonados da cidade de Valparaíso no Chile. Seus membros são recém graduados de escolas de teatro, arte e arquitetura, e suas atividades principais se baseiam em automotivação, apoio mútuo e organização não hierárquica; trabalham para recuperar e tornar disponível para a comunidade o patrimônio urbano da cidade, declarado Patromônio Mundial da UNESCO em 2003. "A cidade colonial de Valparaíso apresenta um excelente exemplo do desenvolvimento arquitetônico e urbano do século XIX na América Latina. Em sua disposição natural de anfiteatro, a cidade é caracterizada por um tecido urbano vernacular que parece escalar as montanhas, dotadas de várias torres de igrejas. Ela contrasta com a disposição geográfica de cidades implantadas em planícies costeiras. A cidade preservou suas interessantes infraestruturas industriais, como os vários elevadores que acompanham as inclinações das encostas."
Sitio Eriazo começou suas atividades em 2012 ao recuperar um terreno urbano abandonado na Escalera Becker, um local que foi convertido em um espaço para a difusão de artes e ofícios e que facilita atividades de agricultura urbana, teatro, carpintaria, e outras abordagens autossuficientes. Em 2014, Sitio Eriazo obteve status legal enquanto organização e se mudou para um terreno na Rua Equador para desenvolver suas atividades. O coletivo recicla o que foi produzido pela sociedade para gerar ferramentas de resistência, transformadas em arquitetura, teatro, música, circo, pintura, artesanato e hortas, para ajudar a construir modos alternativos de trabalho e de aprendizagem que irá alterar a nossa relação com o meio ambiente. Os objetivos do Sitio Eriazo podem ser resumidos da seguinte forma:
• Recuperar o Patrimônio de Valparaiso e disponibilizá-lo para a comunidade;
• Promover artes e ofícios como ferramentas de aprendizado;
• Gerar espaços de encontro e de reflexão para a vizinhança;
• Promover atividades culturais e artísticas através de oficinas abertas;
• Desenvolver técnicas de construção autossuficientes através de reciclagem;
• Desenvolver a auto-consciência da identidade local junto com a comunidade.
Sitio Eriazo convidou o Scarcity and Creativity Studio para auxiliar a consolidar suas atividades no terreno da Rua Equador. Antes de começar o projeto, o coletivo chileno havia limpado o terreno dos entulhos que se amontoavam ali, havia garantido a segurança do espaço bloqueando alguns acessos da rua e construindo instalações provisórias para permitir a realização de suas atividades.
Sitio Eriazo pediu por um espaço de eventos flexível para acomodar performances de teatro, circo e de música, com capacidade para 100 pessoas. Instalações para preparar e servir comida para aqueles que o frequentam, além do forno de pizza em tijolos e a churrasqueira já existentes. Espaço para a realização de oficinas. Banheiros. Jardins comestíveis para serem utilizados na cozinha.