-
Arquitetos: RSRG Arquitetos
- Área: 79 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado em um edifício construído na década de 50, no bairro de pinheiros em São Paulo. A construção muito simples, tem 3 andares e um térreo comercial. O apartamento tem 79m² e duas pequenas varandas.
A reforma teve como princípio trazer luz natural e maior fluidez aos espaços. Ampliar o pé direito e a metragem cúbica, retirando o antigo forro existente e abrindo as estruturas do telhado para dentro da unidade, foram os ponto altos da proposta.
A obra levou 4 meses para ficar pronta.
Após a demolição de algumas paredes e instalação de reforços estruturais metálicos, a planta ficou praticamente livre. Após a instalação do piso de madeira, foram acrescentados dois volumes novos ao espaço, a caixa azul e a caixa hidráulica.
A caixa azul é o único elemento de cor na arquitetura e serve como delimitador da suíte. Ela não vai até o teto, possibilitando livre circulação de vento e luz natural, fazendo um jogo dinâmico com as estruturas em madeira.
Esse volume contém os armários que servem o quarto, sendo a rouparia aberta para o corredor e o guarda roupa aberto para a suíte.
O lavatório está localizado dentro do quarto, separado da área mais íntima do banheiro. Com isso, conseguimos otimizar os usos. Ao lado do lavatório um armário engastado, quase encosta na bancada, fazendo um jogo milimétrico com a bancada em Silestone
A caixa branca compreende louceiro, lavabo com divisória em vidro e sala de banho, com ofurô.
Sobre a sala de banho está alocado o boiler de 5.000L para aquecimento de água, já que o prédio, por ser muito antigo, não oferece infra-estrutura de gás encanado.
O amplo living tem mesa de jantar, ambiente de estar e um pequeno escritório, onde a moradora, editora em uma companhia de livros, trabalha aos finais de semana e escreve seus poemas.
A sala de tv também serve como quarto de hóspedes e tem em uma das paredes a grande coleção de livros da moradora.
Cozinha e área de serviço tem móveis e azulejos brancos e a bancada do fogão dá acesso direto à mesa de jantar, dinamizando os usos e integrando os ambientes.